Filtrar


Questões por página:
Os fundamentos de Dermeval Saviani sobre o papel do currículo na formação infantil sugerem que:
Para Dermeval Saviani, o currículo escolar deve ser abordado como:
Uma turma do Ensino Fundamental iniciou um projeto de trabalho sobre a diversidade cultural do bairro. Alunos trouxeram relatos familiares, músicas e fotografias. Alguns professores argumentaram que, embora o projeto seja rico, ele poderia prejudicar o cumprimento da matriz curricular formal. Outros defenderam que o projeto amplia a inclusão e favorece aprendizagens significativas. À luz da organização curricular por projetos e da educação inclusiva:
O Coletivo de Autores, na proposta Curricular Crítico-Superadora, estabelece que o objeto de estudo da Educação Física é a cultura corporal. A esse respeito, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A cultura corporal é compreendida como o acervo de práticas corporais historicamente criadas pela humanidade, como o jogo, o esporte, a ginástica, as danças e as lutas, que devem ser tratadas como conhecimento a ser tematizado e problematizado na escola.

(__)Os conteúdos da cultura corporal devem ser selecionados com base em sua relevância social, sua adequação aos alunos e sua contemporaneidade, devendo o professor organizá-los em um currículo que avance do mais simples ao mais complexo.

(__)O tratamento pedagógico da cultura corporal deve se limitar à vivência e à fruição das atividades, sem a necessidade de uma reflexão crítica sobre seus significados sociais, suas origens históricas e suas relações com a sociedade de classes.

(__)A avaliação, na perspectiva crítico-superadora, deve ir além da verificação do desempenho motor, considerando a capacidade do aluno de compreender criticamente as manifestações da cultura corporal e de se posicionar diante delas.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Mauro Betti, ao analisar a Educação Física como componente curricular, defende que seu papel transcende a dimensão puramente motora, devendo contribuir para uma leitura crítica da cultura corporal de movimento. A respeito da relação entre a Educação Física e a mídia, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A mídia, especialmente a televisão, ao espetacularizar o esporte, tende a reforçar o modelo do alto rendimento, valorizando a vitória, a violência e o consumo, valores que devem ser reproduzidos acriticamente nas aulas de Educação Física.

(__)A Educação Física escolar deve assumir a tarefa de "decodificar" as mensagens da mídia sobre o corpo e o esporte, ajudando os alunos a desenvolver uma recepção crítica e a compreender os interesses ideológicos e comerciais que estão por trás do espetáculo esportivo.

(__)As aulas de Educação Física devem ignorar completamente os fenômenos esportivos e as práticas corporais veiculadas pela mídia, por considerá-los alienantes, e focar apenas em atividades tradicionais desvinculadas da cultura contemporânea.

(__)O professor de Educação Física pode utilizar o interesse dos alunos pelo esporte midiático como ponto de partida para problematizar questões como o fair play, o doping, o papel do ídolo esportivo e a mercantilização do corpo.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.