Filtrar


Questões por página:
Competência pode ser definida como a mobilização integrada de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver situações complexas da vida real, acadêmica ou profissional. Já habilidade é a capacidade de executar algo com eficiência, envolvendo aspectos práticos, cognitivos, psicomotores ou socioemocionais. Com base nessa distinção, “participar da ginástica geral, identificando as potencialidades e os limites do corpo, e respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal” é considerado uma:
“Ele advoga que o foco do currículo é a experiência direta da criança como forma de superar o hiato que parece haver entre a escola e o interesse dos alunos. Nesse sentido, o progressivismo se constitui como uma teoria curricular única que encara a aprendizagem como um processo contínuo e não como uma preparação para a vida adulta” (Lopes e Macedo,2011, p.23). Nesse trecho, os autores fazem referência às ideias de um grande pensador, filósofo e pedagogo, que é:
Visualizar Questão Comentada
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, as decisões curriculares e didático-pedagógicas das Secretarias de Educação, o planejamento do trabalho anual das instituições escolares e as rotinas e os eventos do cotidiano escolar devem levar em consideração a necessidade de superação das desigualdades. Para isso, os sistemas e redes de ensino e as instituições escolares devem se planejar com um claro foco na pressuposição de que as necessidades dos estudantes são diferentes. Ademais, é necessário um claro compromisso de reverter a situação de exclusão histórica que marginaliza grupos e pessoas que não puderam estudar ou completar sua escolaridade na idade própria. Ao tratar desse tema, a BNCC faz referência à:
“Por si só não alterará o quadro de desigualdade ainda presente na educação básica do Brasil, mas é essencial para que a mudança tenha início porque, além dos currículos, influenciará a formação inicial e continuada dos educadores, a produção de materiais didáticos, as matrizes de avaliações e os exames nacionais”. Esse trecho faz referência:

É constituído “pelas experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, buscando articular vivências e saberes dos alunos com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos estudantes”.


Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos, essa é a definição ou caracterização de: