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Dentre os objetos de estudo da Pedagogia, o conceito de currículo tem se transformado historicamente, refletindo as mudanças sociais, políticas e culturais de diferentes épocas. Da visão tradicional, centrada na transmissão de conteúdos, às abordagens críticas e pós-críticas, o currículo passou a ser entendido como construção social, cultural e política, articulada diretamente às práticas didáticas. Identifique, corretamente, uma concepção contemporânea de currículo articulada às tendências críticas.
O debate no campo da Pedagogia na contemporaneidade visa superar a fragmentação do conhecimento e conduz à reflexão sobre os conceitos importantes como, por exemplo, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. Tais perspectivas propõem reorganizações curriculares e metodológicas que ultrapassam as fronteiras tradicionais das disciplinas, em busca de uma compreensão mais ampla e integrada dos fenômenos. Desse modo, podemos considerar que:
O movimento por um currículo integrado destaca a globalização das aprendizagens. Em relação às ideias norteadoras desse modelo curricular, analisar os itens abaixo:

I. Ressalta o domínio dos processos necessários ao acesso aos conhecimentos e, simultaneamente, a compreensão de como se produzem, se elaboram e se transformam esses conhecimentos, ou seja, o aprender a aprender.
II. Incorpora-se, nesse modelo, o valor da atividade do próprio sujeito na aprendizagem, a ligação dos conteúdos culturais com a realidade, a vivência cultural dos alunos, a seleção de experiências de aprendizagem interessantes, a importância dos processos mentais e a interdisciplinaridade.
III. Seu enfoque está na organização de um conjunto de disciplinas e de conteúdos a serem passados aos alunos, organizados de forma a contribuir com as habilidades desejadas pela sociedade globalizada.

Está(ão) CORRETO(S):
O currículo é a concretização, a viabilização das intenções e das orientações expressas no projetopedagógico. Em relação às diferentes manifestações do currículo, analisar a sentença abaixo:

Currículo real é aquele estabelecido pelos sistemas de ensino, expressos em diretrizes curriculares, nos objetivos e nos conteúdos das áreas ou das disciplinas de estudo (1ª parte). Currículo formal é aquele que de fato acontece na sala de aula, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino (2ª parte). Currículo oculto refere-se às ideias e às práticas dos professores, à percepção e ao uso que eles fazem do currículo formal, como o que fica na percepção dos alunos, internalizado o que realmente é apreendido e compreendido (3ª parte).

A sentença está:
Arroyo (2007) tematiza a sensibilidade docente e a estruturação de seu trabalho em relação tanto à organização curricular quanto à organização escolar. O autor propõe a seguinte problematização:

No nosso sistema educacional, a estrutura das escolas é rígida, disciplinada, normatizada, segmentada, em níveis, séries, estamentos e hierarquias. O trabalho docente reproduz essas estruturas, hierarquias, níveis e prestígios, reproduz carreiras e até salários, hierarquizados. A organização de nosso trabalho é pela organização escolar que, por sua vez, é da organização curricular.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.