Questões de Concurso
Filtrar
882 Questões de concurso encontradas
Página 33 de 177
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
Maria Teresa Eglér Mantoan, ao contrapor os paradigmas da integração e da inclusão, estabelece que a inclusão escolar propõe uma reestruturação radical da escola. Considerando os fundamentos dessa reestruturação, a meta da inclusão é tornar reconhecida e valorizada a diversidade como condição humana favorecedora da aprendizagem. Qual das seguintes ações pedagógicas é coerente com essa meta?
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
Maria Teresa Mantoan, em sua crítica ao modelo tradicional de escola, afirma que a inclusão exige uma ruptura com práticas homogeneizadoras e meritocráticas. A esse respeito, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)A inclusão escolar é compatível com a prática de formar turmas por níveis de desempenho, pois ao agrupar os alunos "fracos", o professor pode oferecer-lhes um ensino mais adequado ao seu ritmo, garantindo a aprendizagem.
(__)A transformação da escola para a inclusão implica rever a organização do trabalho pedagógico, superando a fragmentação do conhecimento em disciplinas e promovendo projetos que articulem diferentes áreas do saber e respondam aos interesses dos alunos.
(__)Na escola inclusiva, a avaliação da aprendizagem deve ter um caráter classificatório e seletivo, utilizando provas e notas para comparar os alunos e identificar aqueles que não atingiram o padrão esperado para a série.
(__)A inclusão propõe que a escola reconheça a igualdade como ponto de partida, e não como um objetivo a ser atingido, assumindo a premissa da igualdade de inteligências e da capacidade de todos para aprender.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
(__)A inclusão escolar é compatível com a prática de formar turmas por níveis de desempenho, pois ao agrupar os alunos "fracos", o professor pode oferecer-lhes um ensino mais adequado ao seu ritmo, garantindo a aprendizagem.
(__)A transformação da escola para a inclusão implica rever a organização do trabalho pedagógico, superando a fragmentação do conhecimento em disciplinas e promovendo projetos que articulem diferentes áreas do saber e respondam aos interesses dos alunos.
(__)Na escola inclusiva, a avaliação da aprendizagem deve ter um caráter classificatório e seletivo, utilizando provas e notas para comparar os alunos e identificar aqueles que não atingiram o padrão esperado para a série.
(__)A inclusão propõe que a escola reconheça a igualdade como ponto de partida, e não como um objetivo a ser atingido, assumindo a premissa da igualdade de inteligências e da capacidade de todos para aprender.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), ao introduzirem os Temas Transversais, propõem uma mudança na forma como a escola lida com as questões sociais. A respeito da avaliação da aprendizagem no âmbito dos Temas Transversais, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:
(__)A avaliação dos conteúdos atitudinais, centrais nos Temas Transversais, deve ser classificatória, por meio de notas que julguem o caráter e o comportamento do aluno, identificando os "bons" e os "maus" alunos.
(__)A avaliação dos temas transversais deve observar as atitudes dos alunos nas interações cotidianas, em situações de debate e na resolução de conflitos, sendo um processo contínuo de acompanhamento e não um momento pontual de prova.
(__)Os instrumentos para avaliar a aprendizagem dos Temas Transversais devem ser diversificados, incluindo a observação, o registro de falas e atitudes, a análise de trabalhos em grupo, a autoavaliação e a resolução de dilemas morais.
(__)A avaliação dos conteúdos atitudinais deve ser uma oportunidade de reflexão para o grupo e para o indivíduo sobre seus valores e posturas, e também para o professor, que deve analisar em que medida sua prática tem favorecido a construção de atitudes éticas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
(__)A avaliação dos conteúdos atitudinais, centrais nos Temas Transversais, deve ser classificatória, por meio de notas que julguem o caráter e o comportamento do aluno, identificando os "bons" e os "maus" alunos.
(__)A avaliação dos temas transversais deve observar as atitudes dos alunos nas interações cotidianas, em situações de debate e na resolução de conflitos, sendo um processo contínuo de acompanhamento e não um momento pontual de prova.
(__)Os instrumentos para avaliar a aprendizagem dos Temas Transversais devem ser diversificados, incluindo a observação, o registro de falas e atitudes, a análise de trabalhos em grupo, a autoavaliação e a resolução de dilemas morais.
(__)A avaliação dos conteúdos atitudinais deve ser uma oportunidade de reflexão para o grupo e para o indivíduo sobre seus valores e posturas, e também para o professor, que deve analisar em que medida sua prática tem favorecido a construção de atitudes éticas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Concurso:
Prefeitura de Birigui - SP
Disciplina:
Pedagogia
Uma turma do Ensino Fundamental iniciou um projeto de trabalho sobre a diversidade cultural do bairro. Alunos trouxeram relatos familiares, músicas e fotografias. Alguns professores argumentaram que, embora o projeto seja rico, ele poderia prejudicar o cumprimento da matriz curricular formal. Outros defenderam que o projeto amplia a inclusão e favorece aprendizagens significativas. À luz da organização curricular por projetos e da educação inclusiva:
Concurso:
Prefeitura de Casimiro de Abreu - RJ
Disciplina:
Pedagogia
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) propõem uma organização curricular que articula as áreas do conhecimento com os Temas Transversais. Analise as afirmativas a seguir sobre os fundamentos e a operacionalização dessa proposta:
I.A transversalidade é uma proposta didática que busca integrar nas áreas curriculares já existentes as questões sociais urgentes, como Ética, Saúde e Meio Ambiente, sem a necessidade de criar novas disciplinas.
II.A interdisciplinaridade, embora relacionada à transversalidade, refere-se a uma abordagem epistemológica que questiona a fragmentação dos saberes e propõe o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento para uma compreensão mais complexa da realidade.
III.A implementação dos Temas Transversais exige que os conteúdos das áreas convencionais sejam interrompidos para que as questões sociais sejam trabalhadas de forma isolada, em momentos específicos do planejamento escolar.
Está correto o que se afirma em:
I.A transversalidade é uma proposta didática que busca integrar nas áreas curriculares já existentes as questões sociais urgentes, como Ética, Saúde e Meio Ambiente, sem a necessidade de criar novas disciplinas.
II.A interdisciplinaridade, embora relacionada à transversalidade, refere-se a uma abordagem epistemológica que questiona a fragmentação dos saberes e propõe o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento para uma compreensão mais complexa da realidade.
III.A implementação dos Temas Transversais exige que os conteúdos das áreas convencionais sejam interrompidos para que as questões sociais sejam trabalhadas de forma isolada, em momentos específicos do planejamento escolar.
Está correto o que se afirma em: