Filtrar


Questões por página:

As adaptações curriculares constituem, uma possibilidade de atender às dificuldades específicas dos alunos, favorecendo a apropriação do conhecimento escolar e incluindo-os no processo de ensino/aprendizagem, efetivando a sua participação na programação escolar de maneira tão normal quanto possível. Sobre as adaptações curriculares é CORRETO afirmar:

Questão Anulada
Dentre as propostas apresentadas pelo Parâmetros Curriculares Nacionais, encontram-se os temas transversais, que devem perpassar as diferentes áreas do conhecimento do currículo escolar. Das alternativas abaixo, assinale a que apresenta o tema transversal que está mais relacionado com a promoção da saúde e do bem-estar nas escolas.
Tomaz Tadeu da Silva (2007) assegura que as teorias do currículo se caracterizam pelos conceitos que enfatizam e as resume em três categorias: as teorias tradicionais, as teorias críticas e as terias pós-críticas. Com relação às teorias pós-críticas do currículo, assinale a alternativa CORRETA.
Para Libânio, Oliveira e Toschi (2008) “o currículo é a concretização, a viabilização das intenções e das orientações expressas no projeto pedagógico. Para os autores, há pelos menos, três tipos de manifestações: currículo formal ou oficial, currículo real e currículo oculto”. Sobre o currículo oculto, é correto afirmar que:
A compreensão das teorias do currículo envolve o reconhecimento das diferentes concepções de ensino, aprendizagem, método e avaliação ao longo da história da educação. Cada abordagem pedagógica propõe uma forma particular de organizar o conhecimento escolar, com implicações distintas para o papel do professor, do aluno e da escola. Pode-se afirmar que o currículo:

I. Na perspectiva tecnicista, o ensino é centrado na eficiência do processo, sendo o professor o responsável por criar situações desafiadoras de aprendizagem por meio de pesquisa e investigação.

II. É concebido na teoria tradicional como uma lista de conteúdos acumulativos, cuja aprendizagem é evidenciada pela memorização e reprodução de informações.

III. Na concepção pós-crítica, valoriza a cultura como prática social e defende um currículo capaz de articular diferenças socioculturais em uma perspectiva intercultural.

IV. Na pedagogia escolanovista, valoriza-se a atividade e o ritmo do aluno, introduzindo metodologias ativas e experiências significativas. Contudo, o currículo continua enfatizando conteúdos, de modo que se tem um currículo ativo sem deixar de ser conteudista.

Está correto o que se afirma em