Filtrar


Questões por página:
Durante o processo de revisão curricular em uma instituição de educação básica, a equipe pedagógica discute como as dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) podem ser efetivadas nas práticas escolares, sem reduzir o currículo a conteúdos disciplinares ou desconectá-lo das realidades locais. Com base nesse cenário e no que estabelece a BNCC sobre as competências gerais, analise as afirmativas a seguir.

I. A incorporação das competências gerais ao currículo exige articulação com diferentes componentes curriculares, garantindo sua transversalidade e a integração entre conhecimentos, habilidades, atitudes e valores.

II. A BNCC prevê que as competências gerais sejam consideradas nas três etapas da educação básica, sendo seu desenvolvimento condicionado à mediação pedagógica e às práticas escolares contextualizadas.

III. A implementação das competências gerais pressupõe uma abordagem centrada na mobilização de saberes para lidar com situações da vida real, não se limitando à aquisição de conteúdos específicos.

IV. Por terem caráter orientador, as competências gerais não precisam necessariamente ser evidenciadas no planejamento pedagógico, desde que contempladas no Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição.


Está correto o que se afirma em
A avaliação no contexto escolar, quando orientada por uma perspectiva crítica, deve ultrapassar a função de aferição de desempenho para tornar-se instrumento de reflexão coletiva, reorganização curricular e valorização dos sujeitos. No âmbito da supervisão pedagógica, isso implica compreender a avaliação como eixo articulador entre o saber escolar, a prática docente e os processos formativos.
Com base nessa concepção, analise as assertivas a seguir:

I. A reestruturação dos planejamentos pedagógicos com base na incidência de itens das avaliações externas pode favorecer a objetividade das ações escolares, mas compromete a intencionalidade formativa e o vínculo com a realidade dos estudantes.
II. A aplicação de diagnósticos baseados em padrões externos, sem contextualização, tende a instrumentalizar a avaliação como mecanismo técnico, afastando-a de sua função pedagógica e coletiva.
III. A categorização de docentes a partir de resultados quantitativos de aprendizagem desconsidera fatores estruturais e subjetivos do processo educacional, gerando visões simplificadas de eficácia pedagógica.
IV. A atuação do supervisor na articulação entre avaliação, currículo e formação docente deve garantir a adesão dos professores às metas oficiais de desempenho, assegurando homogeneidade na aplicação dos conteúdos curriculares.

Assinale a alternativa correta:
Visualizar Questão Comentada
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017 para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, e em 2018 para o Ensino Médio, passou a orientar oficialmente os currículos escolares brasileiros. Nesse contexto, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), elaborados entre 1997 e 2000, passaram a ter qual papel no planejamento pedagógico das escolas?
Visualizar Questão Comentada

De acordo com o art.26 da Lei 9.394/96, os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

Para elaboração do Currículo nas Instituições de Ensino, deve ser considerando, entre outras, que:


Assinale a alternativa INCORRETA:

Visualizar Questão Comentada
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei nº 9.394/1996, representa o principal marco regulatório da organização da educação brasileira, sendo um instrumento normativo que estabelece fundamentos, princípios, finalidades, níveis e modalidades de ensino no país. A partir dos apontamentos dessa Lei, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).

( ) Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
( ) A educação digital (incluindo letramento digital, computação, programação, robótica e outras habilidades) será componente curricular exclusivo do ensino médio. Já a educação nutricional e alimentar será obrigatória no ensino fundamental.
( ) A escola só poderá reclassificar alunos em casos de transferência entre instituições de ensino dentro do território nacional, com base nas normas curriculares gerais.

A sequência correta é:
Visualizar Questão Comentada