Questões de Concurso
Filtrar
616 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 124
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Blumenau - SC
Disciplina:
Pedagogia
Considerando-se a concepção de aprendizagem, presente no Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I.O planejamento dos contextos de aprendizagem deve considerar os conhecimentos cotidianos dos estudantes para a construção do conhecimento científico.
POIS,
II.A aprendizagem é um processo linear e cumulativo, que ocorre por meio da aquisição gradual de conhecimentos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I.O planejamento dos contextos de aprendizagem deve considerar os conhecimentos cotidianos dos estudantes para a construção do conhecimento científico.
POIS,
II.A aprendizagem é um processo linear e cumulativo, que ocorre por meio da aquisição gradual de conhecimentos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Concurso:
Prefeitura de Blumenau - SC
Disciplina:
Pedagogia
Em relação ao percurso formativo no contexto do Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau, analise as afirmativas a seguir:
I.O percurso formativo compreende apenas as experiências formais vivenciadas nas instituições de ensino.
II.O percurso formativo é refletido pelo conjunto de cursos e treinamentos pontuais, que visam à transmissão de novas informações e técnicas de ensino aos professores.
III.O percurso formativo inclui todas as experiências que proveem as capacidades necessárias para o desempenho das atividades nos diferentes campos da vida.
É correto o que se afirma em:
I.O percurso formativo compreende apenas as experiências formais vivenciadas nas instituições de ensino.
II.O percurso formativo é refletido pelo conjunto de cursos e treinamentos pontuais, que visam à transmissão de novas informações e técnicas de ensino aos professores.
III.O percurso formativo inclui todas as experiências que proveem as capacidades necessárias para o desempenho das atividades nos diferentes campos da vida.
É correto o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Guabiruba - SC
Disciplina:
Pedagogia
Analise as afirmativas a seguir acerca do tema Currículo e Didática e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:
(__) Na década de 1990, os estudos sobre o tema apontavam na seguinte direção: o Currículo e a Didática se constituíram como campos distintos, contando, cada um, com uma identidade própria, todavia, com aspectos em comum. Historicamente, o objeto de estudo predominante do Currículo era compreendido como a seleção e a organização do conteúdo escolar e o da Didática o processo de ensino como um todo.
(__) A partir da segunda metade da década de 1980, o Currículo foi progressivamente marcado pela Teoria Curricular Crítica. Já a Didática passa, particularmente no Brasil, pela fundamentação no materialismo histórico dialético e na fenomenologia, com a contribuição da Sociologia da Sala de Aula, em ambos os casos.
(__) Libâneo (2002), conhecido estudioso brasileiro do campo da Educação, no início dos anos 2000, defendia que apesar de Currículo e Didática terem objetos de estudo coincidentes, havia uma incompatibilidade de "conjunção teórica", devido às suas tradições culturais e teóricas e aos seus percursos epistemológicos. Segundo o autor, os objetos de estudo do Currículo e da Didática são fenômenos concretos do ensino e da aprendizagem, envolvendo decisões práticas, nos âmbitos da escola e da sala de aula.
(__) Estudos bastante contemporâneos, como o de Pacheco (2011), apontam em uma direção que em muito norteia as discussões hoje mais presentes no campo da educação brasileira, entendendo que o currículo engloba os parâmetros institucionais de decisão e justificação do projeto educativo (político-pedagógico), enquanto a didática geral envolve a planificação, realização e avaliação do processo ensino/aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(__) Na década de 1990, os estudos sobre o tema apontavam na seguinte direção: o Currículo e a Didática se constituíram como campos distintos, contando, cada um, com uma identidade própria, todavia, com aspectos em comum. Historicamente, o objeto de estudo predominante do Currículo era compreendido como a seleção e a organização do conteúdo escolar e o da Didática o processo de ensino como um todo.
(__) A partir da segunda metade da década de 1980, o Currículo foi progressivamente marcado pela Teoria Curricular Crítica. Já a Didática passa, particularmente no Brasil, pela fundamentação no materialismo histórico dialético e na fenomenologia, com a contribuição da Sociologia da Sala de Aula, em ambos os casos.
(__) Libâneo (2002), conhecido estudioso brasileiro do campo da Educação, no início dos anos 2000, defendia que apesar de Currículo e Didática terem objetos de estudo coincidentes, havia uma incompatibilidade de "conjunção teórica", devido às suas tradições culturais e teóricas e aos seus percursos epistemológicos. Segundo o autor, os objetos de estudo do Currículo e da Didática são fenômenos concretos do ensino e da aprendizagem, envolvendo decisões práticas, nos âmbitos da escola e da sala de aula.
(__) Estudos bastante contemporâneos, como o de Pacheco (2011), apontam em uma direção que em muito norteia as discussões hoje mais presentes no campo da educação brasileira, entendendo que o currículo engloba os parâmetros institucionais de decisão e justificação do projeto educativo (político-pedagógico), enquanto a didática geral envolve a planificação, realização e avaliação do processo ensino/aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Concurso:
Prefeitura de Guabiruba - SC
Disciplina:
Pedagogia
Leia as afirmativas a seguir a respeito das questões que contemporaneamente norteiam a educação brasileira e assinale a correta:
Concurso:
Prefeitura de Guabiruba - SC
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências, sobre o ensino dela no Ensino Fundamental, marque a alternativa correta: