Filtrar


Questões por página:

Acerca de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, julgue o item subsecutivo.


A interdisciplinaridade caracteriza a exposição de um conteúdo a partir de diferentes disciplinas, sem a necessidade de relacioná-las entre si.

No que se refere ao planejamento e à organização do trabalho didático, julgue o item a seguir.


A teoria curricular pós-crítica engloba dinâmicas de questões étnico-raciais, consideradas narrativas diversas e plurais acerca de acesso e exclusão, riqueza e poder, que configuram o mundo contemporâneo.

No que se refere ao planejamento e à organização do trabalho didático, julgue o item a seguir.


A noção de um currículo vivo deve englobar as características sociais, culturais e identitárias do contexto escolar, devendo essa subjetividade dialogar com os conceitos científicos e com as normativas, em busca da construção de itinerários formativos com sentido para os estudantes no ensino médio.

Visualizar Questão Comentada

No que se refere ao planejamento e à organização do trabalho didático, julgue o item a seguir.


A seleção de conteúdos deve ter como critério orientador a base curricular municipal vigente e, como objetivo, a construção de autonomia do estudante baseada em alguma finalidade, seja técnica ou crítica da realidade.

Visualizar Questão Comentada
O ensino é um ofício que se efetiva por meio da mobilização de saberes; e, o conjunto desses saberes forma uma espécie de reservatório no qual o professor se abastece para responder as exigências específicas de sua situação de ensino. Esses saberes são advindos dos campos: do currículo, das ciências da educação, das disciplinas, da tradição pedagógica, da experiência e da ação pedagógica. Assinale a alternativa que caracteriza os saberes relativos ao campo do currículo.