Filtrar


Questões por página:
De acordo com Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Blumenau, o princípio fundamental da escola inclusiva é que:
Com base no Currículo da Educação Básica do Sistema de Ensino de Blumenau, analise as sentenças a seguir sobre a Educação Especial na perspectiva da inclusão:

I.Reconhecer que estudantes público-alvo da Educação Especial, assim como os demais, possuem características singulares, necessidades específicas, limitações e potencialidades é essencial para a prática pedagógica orientada pelo princípio da equidade.
II.A atuação conjunta e colaborativa entre professores da sala comum, professores especialistas em Educação Especial e demais profissionais especializados favorece a eliminação ou atenuação de barreiras para a aprendizagem.
III.A Educação Especial deve garantir exclusivamente a presença do Atendimento Educacional Especializado (AEE), sendo opcional a oferta de outros profissionais como tradutores/intérpretes de LIBRAS, professores instrutores e profissionais de apoio.
IV.O princípio da equidade orienta para que sejam oferecidas oportunidades de aprendizagem que respeitem a singularidade de cada estudante.

É correto o que se apresenta em:
No contexto educacional contemporâneo, a integração entre práticas pedagógicas e princípios de sustentabilidade tem sido amplamente discutida. Considerando os fundamentos do ESG (Environmental, Social and Governance) aplicados ao ambiente escolar, a incorporação efetiva desses princípios nas instituições de ensino demanda:
A legislação educacional brasileira estabelece diretrizes para uma educação que contemple a diversidade étnico-racial da sociedade. No contexto da implementação da Lei n.º 11.645/2008, os estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados, devem incorporar ao currículo conteúdos específicos. Considerando os fundamentos e objetivos dessa legislação no ambiente escolar, é correto afirmar que:
O Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau (2021) fundamenta-se na perspectiva histórico-cultural, segundo a qual o ensino é atividade intencional e mediadora do desenvolvimento humano. Nessa concepção, a prática pedagógica assume o papel de articular o conhecimento científico à formação integral do sujeito. Assim, o currículo municipal compreende: