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Sacristán defende que o currículo não se resume a um conceito teórico, pois o currículo se constitui também em uma ferramenta de regulação das práticas pedagógicas. Segundo o autor, o currículo é um componente formador da realidade do sistema de educação no qual se vive e sua implementação tem condicionado práticas em educação.

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O Currículo de Pernambuco tem como perspectiva estar atrelado às práticas sociais dos estudantes, de modo a permiti-lhes significar e ressignificar seus próprios saberes, a partir do diálogo com aqueles socialmente construídos pela humanidade; e garantir a todos a igualdade de acesso aos conhecimentos no espaço escolar.


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O currículo é compreendido como o fruto de uma construção coletiva e democrática. Ele visa a definir os conhecimentos a serem aprendidos e ensinados pelos alunos, assim como a permitir as práticas educativas críticas, reflexivas e contextualizadas. Dessa forma, o currículo deve prever ações educativas pautadas na dialogicidade, as quais representam um ato primordial na busca do conhecimento daqueles que fazem o processo educativo no seu dia a dia.

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Apesar de apresentar uma estrutura curricular completa, os Parâmetros Curriculares Nacionais exigiam adaptações para a construção do currículo de uma secretaria municipal de educação ou mesmo de uma escola, impondo-se como uma diretriz obrigatória.

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O currículo apresenta uma estrutura que contém objetivos iniciais, blocos de conteúdo e orientações didáticas para as atividades de ensino e avaliação. Essa estrutura não necessariamente precisa ser sequenciada nesta ordem, pois seguem os critérios estabelecidos pelos pais no momento da avaliação escolar dos alunos.