Filtrar


Questões por página:

No Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau, alinhado com o currículo federal, a Base Nacional Comum Curricular, os objetos de conhecimento do componente curricular Ciências estão organizados em unidades temáticas, sendo:



I. Matéria e energia: voltada ao uso sustentável de diferentes recursos materiais e energéticos, bem como à análise dos diferentes tipos de materiais e tipos de energias utilizados na vida moderna e suas transformações, com vistas à manutenção dos recursos naturais e ao equilíbrio ambiental.


II. Vida e evolução: os estudantes são convidados a ampliar os conhecimentos com olhar crítico e sensível, traçando propostas e realizando intervenções para o uso sustentável dos recursos naturais em uma sociedade tecnológica.


III. Vida e ambiente: propõe o estudo de questões relacionadas aos seres vivos, suas características e necessidades, à vida como fenômeno natural e social, aos elementos essenciais à manutenção e à compreensão dos processos evolutivos que originam a diversidade de vida no nosso planeta.


IV. Terra e Universo: estuda a astronomia por meio dos processos de formação do universo, do Sistema Solar e outros corpos celestes, a partir da compreensão de suas características, dimensões, composições, localizações, movimentos e das forças que atuam neles e entre eles.



É correto o que se afirma em:

Na literatura nacional, quando se trata do ensino de Ciências da Natureza, podemos encontrar variações para o termo alfabetização científica, havendo uma pluralidade semântica, tais como "Letramento Científico" ou "Alfabetização Científica", ou ainda "Enculturação Científica". Tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular − BNCC (BRASIL,2017, p.319), considere as sentenças a seguir a respeito do Letramento Científico e assinale a alternativa correta:

No contexto educacional contemporâneo, a integração entre práticas pedagógicas e princípios de sustentabilidade tem sido amplamente discutida. Considerando os fundamentos do ESG (Environmental, Social and Governance) aplicados ao ambiente escolar, a incorporação efetiva desses princípios nas instituições de ensino demanda:

O Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau (2021) fundamenta-se na perspectiva histórico-cultural, segundo a qual o ensino é atividade intencional e mediadora do desenvolvimento humano. Nessa concepção, a prática pedagógica assume o papel de articular o conhecimento científico à formação integral do sujeito. Assim, o currículo municipal compreende:

A legislação educacional brasileira estabelece diretrizes para uma educação que contemple a diversidade étnico-racial da sociedade. No contexto da implementação da Lei n.º 11.645/2008, os estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados, devem incorporar ao currículo conteúdos específicos. Considerando os fundamentos e objetivos dessa legislação no ambiente escolar, é correto afirmar que: