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As transformações curriculares nas últimas décadas colocam em evidência a necessidade de compreensão ampliada sobre os conteúdos escolares, para além da lógica transmissiva e fragmentada. Com base nessa perspectiva crítica e na distinção entre conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, é correto afirmar que:
Para entender o trabalho pedagógico escolar em relação ao currículo, é essencial considerar a cultura escolar consolidada, ou seja, práticas e organizações já estabelecidas. Isso está sempre interligado a contextos sócio-histórico-culturais mais amplos. Nesse contexto, o currículo abrange as seguintes dimensões:
Durante o planejamento do currículo de uma escola pública, um grupo de professores propôs incluir conteúdos que abordassem saberes e práticas culturais de diferentes grupos sociais. A proposta, no entanto, foi recebida com resistência por parte de alguns colegas, que argumentaram que o foco deveria estar em conteúdos tradicionais e universalmente válidos, evitando “temas identitários” que poderiam dividir os estudantes. Considerando os fundamentos que relacionam currículo, cultura e diversidade étnico-racial nos processos de ensinoaprendizagem, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta.
A didática contemporânea, especialmente sob a influência de autores como Zabala (1998) e Coll et al. (1994), propõe uma superação da fragmentação dos conteúdos escolares e defende a articulação entre os diferentes tipos de saberes no planejamento docente. Essa abordagem considera que a aprendizagem significativa exige a integração de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, garantindo que o conhecimento não seja apenas compreendido, mas também experienciado e internalizado de modo ético e funcional. Desse modo, assinale a alternativa que apresenta, de forma coerente, uma estratégia de planejamento que valorize a integração das três tipologias de conteúdo em uma proposta pedagógica interdisciplinar.
Em Educação e Currículo, Tomaz Tadeu da Silva (2001) afirma que “o currículo é uma construção social e política, produto de relações de poder, que expressa intencionalidades formativas historicamente situadas”. Essa compreensão crítica rompe com visões tradicionais e neutras do currículo e orienta propostas contemporâneas de organização curricular na Educação Básica brasileira. Assinale a alternativa que apresenta uma forma de organização curricular coerente com os princípios da interdisciplinaridade, da contextualização e da articulação entre saberes, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).