Questões de Concurso
Filtrar
882 Questões de concurso encontradas
Página 61 de 177
Questões por página:
Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/edit ora/ebooks/conedu/2021/ebook2/TRA BALHO_EV150_MD7_SA100_ID8330_0 1112021154029.pdf. Acesso em: 17 nov.2023. (adaptado)
A partir de uma perspectiva crítica que assenta a reflexão de currículo como construção social e cultural, avalie as afirmações a seguir.
I. O currículo deve ser compreendido como experiência recriada nos alunos, através do qual eles podem desenvolver-se, ou seja, como um processo vivo e dinâmico que proporciona conteúdos e valores para que os alunos possam melhorar a sociedade em relação à sua reconstrução social.
II. No processo educativo o currículo deve ser visto como um discurso, uma narrativa particular do indivíduo e da sociedade, que explicita noções particulares sobre conhecimento, formas de organização da sociedade, sobre os diferentes grupos sociais.
III. A seleção do currículo quando se desliga da cultura extraescolar que rodeia o aluno que faz parte de sua história real, colocalhes uma distância entre o que a escola transmite e o que vive fora dela.
IV. O currículo numa perspectiva crítica se constitui como campo da cultura escolar dominante em nossas instituições educativas que prioriza o comum, o uniforme, o homogêneo.
V. O currículo como proposição de reconhecimento das identidades culturais deve promover na escola situações favoráveis à tomada de consciência sobre a construção da identidade cultural de alunos, professores e gestores, relacionando-a aos processos socioculturais do contexto em que vivem.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
No cerne das temáticas sobre interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, os fundamentos epistemológicos, ontológicos e metodológicos têm gerado espaços dialógicos de estudos e produzido mudanças nas ações e nas práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da educação escolar, de tal modo que, as mudanças, ressignificações e reconstruções possam proporcionar aprendizados consubstanciados na formação dos alunos.
Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1606. Acesso em: 7 mar.2025.
Na perspectiva das ideias expressas no fragmento do texto acima, avalie as afirmações a seguir.
I. Em termos metodológicos, interdisciplinaridade diz respeito à transferência de métodos de uma disciplina para outra, vista como produtora de novas configurações e geradora de outros campos do conhecimento.
II. Sob a égide dos pressupostos epistemológicos, a transdisciplinaridade favorece um diálogo vivo, promotor de uma abertura que visa à conjunção, consolidando-se como campo fértil na articulação entre os diferentes níveis de organização do conhecimento (disciplinaridade, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade, em uma postura de transcendência.
III. Nas vertentes metodológicas da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, torna-se explícito que a inserção de suas bases se configuram como uma nova perspectiva na formação educacional para uma visão do sujeito global, da valorização da diversidade e da ruptura com modelos que enclausuram o conhecimento.
É CORRETO o que se afirma em:
Em uma perspectiva epistemológica de educação, as pesquisas e debates acerca das políticas curriculares, seus pressupostos e desdobramentos teórico-práticos têm ampliado os movimentos de reflexões, em torno de uma conceptualização do currículo escolar. O que induz, compreensões de como a escola conceitua e a transforma em ações na perspectiva de um novo currículo que desconstrua as estruturas de dominação.
TEIXEIRA, C.R. Currículoescolar:umcasode dominaçãoereproduçãosocial?Umbreveesboço. Dialogia, São Paulo, v.4, p.115-125,2005.
Considerando as concepções e dimensões do currículo escolar, avalie as afirmações a seguir.
I. Como percepção intencional de que o currículo é um artefato social e cultural implica vê-lo como resultado de um processo social construído no bojo dos conflitos e lutas entre diferentes tradições e concepções sociais, e não apenas como transmissão de conhecimentos, valores e habilidades em torno dos quais haja um acordo geral.
II. Numa perspectiva democrática, as reflexões sobre o currículo devem incorporar elementos sociais, políticos, econômicos e culturais, que colaborarão para as atividades escolares e melhor compreensão das questões postas pela realidade dos sujeitos inseridos no e pelo processo educativo.
III. No centro das questões curriculares, configurar o currículo na perspectiva de desconstrução das estruturas de dominação implica pautar as discussões sobre as áreas de abrangência de um currículo, considerando-o, além de uma questão de conhecimento, uma questão de construção de identidades.
É CORRETO o que se afirma em:
De acordo com o documento, a proposta é
Segundo o documento, a ideia do currículo adaptado