Filtrar


Questões por página:
O movimento por um currículo integrado destaca a globalização das aprendizagens. Em relação às ideias norteadoras desse modelo curricular, analisar os itens abaixo:

I. Ressalta o domínio dos processos necessários ao acesso aos conhecimentos e, simultaneamente, a compreensão de como se produzem, se elaboram e se transformam esses conhecimentos, ou seja, o aprender a aprender.
II. Incorpora-se, nesse modelo, o valor da atividade do próprio sujeito na aprendizagem, a ligação dos conteúdos culturais com a realidade, a vivência cultural dos alunos, a seleção de experiências de aprendizagem interessantes, a importância dos processos mentais e a interdisciplinaridade.
III. Seu enfoque está na organização de um conjunto de disciplinas e de conteúdos a serem passados aos alunos, organizados de forma a contribuir com as habilidades desejadas pela sociedade globalizada.

Está(ão) CORRETO(S):
Visualizar Questão Comentada
O currículo é a concretização, a viabilização das intenções e das orientações expressas no projetopedagógico. Em relação às diferentes manifestações do currículo, analisar a sentença abaixo:

Currículo real é aquele estabelecido pelos sistemas de ensino, expressos em diretrizes curriculares, nos objetivos e nos conteúdos das áreas ou das disciplinas de estudo (1ª parte). Currículo formal é aquele que de fato acontece na sala de aula, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino (2ª parte). Currículo oculto refere-se às ideias e às práticas dos professores, à percepção e ao uso que eles fazem do currículo formal, como o que fica na percepção dos alunos, internalizado o que realmente é apreendido e compreendido (3ª parte).

A sentença está:
Arroyo (2007) tematiza a sensibilidade docente e a estruturação de seu trabalho em relação tanto à organização curricular quanto à organização escolar. O autor propõe a seguinte problematização:

No nosso sistema educacional, a estrutura das escolas é rígida, disciplinada, normatizada, segmentada, em níveis, séries, estamentos e hierarquias. O trabalho docente reproduz essas estruturas, hierarquias, níveis e prestígios, reproduz carreiras e até salários, hierarquizados. A organização de nosso trabalho é pela organização escolar que, por sua vez, é da organização curricular.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.
Visualizar Questão Comentada
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe uma organização curricular por áreas de conhecimento, visando superar a fragmentação disciplinar. Em relação a essa proposta, assinale a alternativa que apresenta uma crítica coerente com a perspectiva da interdisciplinaridade:
Visualizar Questão Comentada
O currículo escolar é compreendido, sob uma abordagem crítica, como um campo de disputa, produção de significados e seleção cultural. Considerando essa perspectiva, assinale a afirmativa correta:
Visualizar Questão Comentada