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Concurso:
Prefeitura de Senador Canedo - GO
Disciplina:
Pedagogia
Sobre a teoria curricular histórica-crítica e suas relações com a pós-crítica ou pós-estruturalista examine as assertivas a seguir:
I. O pensamento curricular pós-estruturalista fundamenta-se na teoria foucaultiana e pressupõe uma formação, entre outros aspectos que considera as demandas imediatas dos indivíduos, das suas culturas e das suas relações de poder adstritas às estruturas de governamentabilidade. II. O pós-estruturalismo constitui-se em uma perspectiva que toma como referência psicológica as metanarrativas da escola de Vigotski e defende intransigentemente o fundamento ontológico e gnosiológico da atividade vital consciente da realidade objetiva como condição inexorável para o salto do ser natural para o ser social. III. A teoria curricular histórico-crítica fundamenta-se na pedagogia liberal e vincula-se às pedagogias aglutinadas em torno do lema “aprender a aprender” que também podem ser nominadas e pedagogias pós-modernas e são conhecidas como: pedagogia construtivista, pedagogia multiculturalista, pedagogia dos projetos, teoria do professor reflexivo e pedagogia das competências. IV. A teoria curricular histórico-crítica forma-se a partir dos trabalhos do teórico brasileiro Dermeval Saviani e toma como referência a filosofia dialética materialista e histórica, que defende o conhecimento como método de apropriação de realidade num caminho que vai da síncrese à síntese, pela mediação da análise e, por sua vez, propicia a genericidade humana em um processo de elevação que ocorre da anomia à autonomia, pela mediação da hetoronomia.
Marque a alternativa correta:
I. O pensamento curricular pós-estruturalista fundamenta-se na teoria foucaultiana e pressupõe uma formação, entre outros aspectos que considera as demandas imediatas dos indivíduos, das suas culturas e das suas relações de poder adstritas às estruturas de governamentabilidade. II. O pós-estruturalismo constitui-se em uma perspectiva que toma como referência psicológica as metanarrativas da escola de Vigotski e defende intransigentemente o fundamento ontológico e gnosiológico da atividade vital consciente da realidade objetiva como condição inexorável para o salto do ser natural para o ser social. III. A teoria curricular histórico-crítica fundamenta-se na pedagogia liberal e vincula-se às pedagogias aglutinadas em torno do lema “aprender a aprender” que também podem ser nominadas e pedagogias pós-modernas e são conhecidas como: pedagogia construtivista, pedagogia multiculturalista, pedagogia dos projetos, teoria do professor reflexivo e pedagogia das competências. IV. A teoria curricular histórico-crítica forma-se a partir dos trabalhos do teórico brasileiro Dermeval Saviani e toma como referência a filosofia dialética materialista e histórica, que defende o conhecimento como método de apropriação de realidade num caminho que vai da síncrese à síntese, pela mediação da análise e, por sua vez, propicia a genericidade humana em um processo de elevação que ocorre da anomia à autonomia, pela mediação da hetoronomia.
Marque a alternativa correta:
Concurso:
Prefeitura de Edéia - GO
Disciplina:
Pedagogia
No que se refere às características da proposta curricular, indique a alternativa correta:
I. A organização curricular conduz o projeto pedagógico. II. Levam-se em consideração os fundamentos sociológicos, psicológicos, culturais epistemológicos e pedagógicos. III. Permite a formulação de um currículo oficial. IV. Atende a objetivos, conteúdos, desenvolvimento metodológico, avaliação da aprendizagem etc.
I. A organização curricular conduz o projeto pedagógico. II. Levam-se em consideração os fundamentos sociológicos, psicológicos, culturais epistemológicos e pedagógicos. III. Permite a formulação de um currículo oficial. IV. Atende a objetivos, conteúdos, desenvolvimento metodológico, avaliação da aprendizagem etc.
Concurso:
Prefeitura de Edéia - GO
Disciplina:
Pedagogia
Sobre o planejamento curricular da escola, marque a alternativa incorreta.
Concurso:
Prefeitura de Edéia - GO
Disciplina:
Pedagogia
Para cada informação sobre as teorias do currículo atribua o conceito V (verdadeiro) ou F (falso)
( ) Teorias pós-críticas: têm como objetivo principal preparar para aquisição de habilidades intelectuais através de práticas de memorização, baseadas nos princípios de Taylor, que igualavam o sistema educacional ao modelo organizacional e administrativo das empresas. ( ) Teorias tradicionais: argumentam que não existe uma teoria neutra, já que toda teoria está baseada nas relações de poder. ( ) Teorias críticas: nessa perspectiva o currículo é tido como algo que produz uma relação de gêneros, pois predomina a cultura patriarcal. Essa teoria critica a desvalorização do desenvolvimento cultural e histórico de alguns grupos étnicos e os conceitos da modernidade, como razão e ciência.
A partir da conceituação atribuída, pode-se afirmar que a sequência correta é:
( ) Teorias pós-críticas: têm como objetivo principal preparar para aquisição de habilidades intelectuais através de práticas de memorização, baseadas nos princípios de Taylor, que igualavam o sistema educacional ao modelo organizacional e administrativo das empresas. ( ) Teorias tradicionais: argumentam que não existe uma teoria neutra, já que toda teoria está baseada nas relações de poder. ( ) Teorias críticas: nessa perspectiva o currículo é tido como algo que produz uma relação de gêneros, pois predomina a cultura patriarcal. Essa teoria critica a desvalorização do desenvolvimento cultural e histórico de alguns grupos étnicos e os conceitos da modernidade, como razão e ciência.
A partir da conceituação atribuída, pode-se afirmar que a sequência correta é:
Concurso:
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Disciplina:
Pedagogia
Sobre o currículo, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Traz de forma explícita ou implícita as relações de poder da sociedade que se traduzem na escola.
II. É a relação de conteúdos a serem desenvolvidos.
III. É o conjunto das atividades nucleares da escola.