Filtrar


Questões por página:
A transversalidade e a interdisciplinaridade são abordagens pedagógicas que buscam superar a fragmentação do conhecimento e promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. Ao se pensar na implementação dessas abordagens no currículo da Educação Básica, é fundamental considerar que:
A respeito do currículo como referência para o desenvolvimento do processo pedagógico, analise as assertivas e julgue V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.

(__) O currículo é um elemento neutro de transmissão do conhecimento social. Ele pouco está imbricado em relações de poder e é expressão do equilíbrio de interesses e forças que atuam no sistema educativo em um dado momento, tendo em seu conteúdo e formas, a opção historicamente configurada de um determinado meio cultural, social, político e econômico.
(__) O currículo escolar tem ação direta ou indireta na formação e desenvolvimento do aluno. Assim, é fácil perceber que a ideologia, cultura e poder nele configurados são determinantes no resultado educacional que se produzirá.
(__) O currículo necessita ser percebido como um território a ser contestado diariamente, pois é através dele que podemos pensar e legitimar o conhecimento que pretendemos? Para quem? Para quê e como? Tendo como parâmetro a visão de mundo, de sociedade e da educação que acreditamos.

Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, os parênteses, na ordem em que aparecem?

Observe o quadro a seguir:


Imagem associada para resolução da questão

As características presentes no quadro acima pertencem à:

Visualizar Questão Comentada
Leia as afirmativas a seguir: I. O currículo escolar deve contemplar os valores que orientam a prática pedagógica sem, no entanto, considerar as necessidades dos estudantes. II. A análise das novas práticas escolares é uma atitude desfavorável à construção do currículo escolar. Marque a alternativa CORRETA

Analise as informações a seguir:

|. Os objetivos educacionais orientam a tomada de decisão no planejamento, porque são proposições que expressam com clareza e objetividade a aprendizagem que se espera do aluno. A seleção e a organização dos conteúdos são elementos norteadores dos objetivos educacionais, da escolha dos procedimentos metodológicos e do que avaliar.

Il. O planejamento pedagógico é fundamental para a organização e o sucesso das atividades e estratégias educacionais. No entanto, tal ação serve apenas como suporte para os professores dentro da sala de aula, tendo impactos secundários para a administração, gerenciamento e prestação de contas da instituição


Marque a alternativa CORRETA:

Visualizar Questão Comentada