Filtrar


Questões por página:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define o conjunto de habilidades que devem ser desenvolvidas em um processo progressivo de aprendizagens essenciais ao longo dos anos escolares em todas as etapas e modalidades da educação básica, de forma que os estudantes tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
Analise as afirmativas abaixo de acordo com o BNCC da componente curricular do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Chapecó.

1. Estudar Geografia é uma oportunidade de compreender o mundo em que se vive.
2. A educação geográfica contribui para a formação do conceito de identidade que pode ser expresso na compreensão da paisagem, nas relações dos lugares vividos, nos costumes que resgatam nossa memória social ou ainda na identidade cultural que cada ser possui e nas suas diferenças.
3. O estudo da Geografia é estático nas interações entre o meio e o ser humano.
4. O letramento geográfico impulsiona o desenvolvimento de diversos raciocínios, entre eles o raciocínio geográfico para retratar e explicar o mundo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Visualizar Questão Comentada
Por ser um documento que expressa a identidade do estabelecimento de ensino ao mesmo tempo em que define diretrizes capazes de orientar a prática educativa institucional, o projeto político-pedagógico – PPP é considerado por muitos autores a espinha dorsal do planejamento da escola. No contexto da Educação Infantil, uma das funções desse documento é:
Embora interligadas no que se refere à promoção do direito de aprendizagem, educação inclusiva e educação especial não são termos sinônimos, pois apresentam conceitos distintos. Estabelecida essa diferenciação, especifique a alternativa que caracteriza com precisão ambos os termos:
A construção curricular é reflexo de um dado momento da sociedade. Com a sua evolução, novas teorias foram surgindo, integrando-se ou questionando as já existentes. Nesse sentido, as teorias curriculares transitam entre as teorias curriculares tradicionais, críticas e pós-críticas. Considerando as ideias da teoria curricular póscrítica, julgue os itens e marque a alternativa correta:

I. Inicia-se com a teoria curricular progressivista, que acredita em uma aprendizagem no formato contínuo e tem como foco o aluno, já que o currículo deve incentivar a formação da sua inteligência social.
II. Defendem o reconhecimento da pluralidade cultural e da diversidade humana, criando uma concepção de currículo que dialoga com as categorias de identidade, alteridade e diferença.
III. Os autores em destaque são Franklin Bobbit e Ralph Tyler, sendo que este último exerceu forte influência no currículo brasileiro até a década de 1980.
IV. Abordam novas temáticas na organização e construção do currículo, tais como: gênero, raça, etnia, sustentabilidade e diversidade.
V. O currículo, na teoria pós-crítica, é considerado um recurso político que interage com a ideologia, a estrutura social e o poder de uma sociedade.
Visualizar Questão Comentada
Em relação à cultura escrita, a Base Nacional Comum Curricular (2017) e o Currículo Base da Educação Infantil do Município de Chapecó (2023) afirmam que:

1. As experiências com a literatura infantil contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, o estímulo à imaginação e a ampliação do conhecimento de mundo.
2. As experiências relacionadas à cultura escrita devem ser planejadas e, com as crianças da pré-escola, devem favorecer a aproximação com práticas escolarizantes.
3. A imersão na cultura escrita deve partir do que as crianças já conhecem e das curiosidades que demonstram.
4. Não é aconselhável, nessa etapa da Educação Básica, incentivar as crianças a escrever de maneira livre e a construir hipóteses sobre a escrita.
5. O contato com histórias promove familiaridade com livros, a diferenciação entre ilustrações e escrita, e a aprendizagem da direção da escrita.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.