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“Assim como as tradições que definem o que é currículo, o currículo é, ele mesmo, uma prática discursiva. Isso significa que ele é uma prática de poder, mas também uma prática de significação, de atribuição de sentidos. Ele constrói a realidade, nos governa, constrange nosso comportamento, projeta nossa identidade, tudo isso produzindo sentidos”. (LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez,2011).


A partir da visão pós-estruturalista das práticas curriculares de poder e significação, é correto afirmar que o currículo:

Inês Barbosa de Oliveira afirma que pensar alternativas curriculares como uma possibilidade de contribuição para a emancipação social traz em si dois pressupostos. Um deles refere-se à definição de currículo.


Para a autora, adepta de uma visão pós-estruturalista, o currículo deve ser compreendido como criação:

Um projeto curricular adequado não pode deixar de incluir em seu processo de elaboração
O planejamento de um currículo para a educação infantil deve contemplar
A década de 1980, no Brasil, marcada por tentativas de restabelecimento da democracia, assistiu a reformas curriculares cuja tônica estava em