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Conforme Bujes, “Cada época tem a sua maneira própria de considerar o que é ser criança e de caracterizar as mudanças que ocorrem com ela ao longo da infância” (CRAIDY,2001). Olhando a história, percebemos que uma série de mudanças têm ocorrido em relação à educação infantil e à maneira de trabalhar com a criança dentro de uma proposta curricular. Para Bujes, o desafio está em organizar um currículo com experiências que:

Segundo Veiga, na organização curricular, é preciso considerar alguns pontos básicos, quais sejam:

I. O primeiro é o de que o currículo não é um instrumento neutro. O currículo passa ideologia, e a escola precisa identificar e desvelar os componentes ideológicos do conhecimento escolar que a classe dominante utiliza para a manutenção de privilégios.

II. O segundo ponto é o de que o currículo não pode ser separado do contexto social, uma vez que ele é historicamente situado e culturalmente determinado.

III. O terceiro ponto diz respeito ao tipo de organização curricular que a escola deve adotar. O currículo integração, portanto, visa reduzir o isolamento entre as diferentes disciplinas curriculares, procurando agrupá-las em um todo mais amplo.

Quais estão corretas?

Assinale a alternativa em que há um componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa, de acordo com critério estabelecido em lei.
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O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica do Brasil é garantido por lei. Diante desse cenário, é correto afirmar que a Educação Física na escola deve
Em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), é correto afirmar que