Filtrar


Questões por página:
Em um IF, a Educação Física integra o currículo do Curso Técnico de Nível Médio em Química, articulado à formação tecnológica. Nesse contexto, sua atuação se orienta por princípios da formação omnilateral, tendo o trabalho como princípio educativo por Soares et al. (1992). Essa perspectiva compreende o ser humano em sua totalidade, exigindo práticas pedagógicas que articulem corpo, conhecimento, cultura e sociedade. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo:

I. A Educação Física no currículo técnico integrado tem como objetivo principal a preparação do estudante para atividades físicas de alto rendimento, promovendo desempenho e produtividade corporal no ambiente escolar.
II. O componente curricular de Educação Física contribui para a formação integral dos estudantes ao abordar o corpo como expressão da cultura, dialogando com saberes científicos e promovendo reflexões críticas sobre saúde, lazer e práticas corporais.
III. A disciplina deve articular-se com os princípios da educação omnilateral, atuando na perspectiva de uma formação ética, política e social, coerente com os fundamentos do projeto político-pedagógico do IF.
IV. A Educação Física no contexto do Ensino Técnico Integrado deve preparar o corpo dos estudantes para atender às demandas funcionais e produtivas do mercado de trabalho, ajustando-se às especificidades das áreas técnicas e científicas do curso.

Quais estão corretas?
Visualizar Questão Comentada
A BNCC para Língua Portuguesa redefine a centralidade das práticas de linguagem no ensino e na aprendizagem. Assinale a alternativa que apresenta uma diretriz da BNCC para o ensino de Língua Portuguesa.
Visualizar Questão Comentada
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana estabelecem fundamentos essenciais para o combate ao racismo e a valorização da diversidade. Qual das alternativas está de acordo com essas diretrizes?
Visualizar Questão Comentada
Os Parâmetros Curriculares Nacionais foram elaborados procurando, de um lado, respeitar diversidades regionais, culturais, políticas existentes no país e, de outro, considerar a necessidade de construir referências nacionais comuns ao:
Visualizar Questão Comentada
Qual das seguintes abordagens NÃO é recomendada ao selecionar e organizar o conteúdo para uma unidade de ensino?