Filtrar


Questões por página:
Numa abordagem mais aprofundada das teorias do currículo, o multiculturalismo aparece como um elemento essencial, sobretudo, em um contexto plural como o que compõe a realidade brasileira. Nessa perspectiva, o multiculturalismo se constitui como
A disposição dos conteúdos curriculares numa perspectiva multidisciplinar evidencia uma fragmentação do conhecimento marcada pela singularidade específica de cada disciplina e, consequentemente, pela ausência de conexão entre elas. Diferentemente, as proposições curriculares que levam em conta as relações entre as disciplinas evidenciam, entre outras, as perspectivas da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade que são definidas, respectivamente, como:
Considere o fragmento que segue como base para a questão.

Um currículo comprometido com a formação de jovens e adultos trabalhadores com autonomia intelectual, ética e política exige assumir contornos de uma educação sólida e de uma qualificação profissional que conduza esses sujeitos à compreensão das relações sociais, à leitura de mundo e à efetiva participação nos processos sociais (Silva,2019, p.177).

(Fonte: SILVA, José. A Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional no Brasil: 13 anos depois. Cadernos de Pesquisa. v.26. n.4. out./dez.,2019).

A afirmação de Silva (2019) aponta que a educação de jovens e adultos integrada à formação profissional e tecnológica apresenta a necessidade de
Uma proposta de currículo integrado para a educação profissional e tecnológica apresenta como alguns de seus princípios norteadores:
Considere o fragmento textual a seguir como base para a questão.

A questão central para qualquer teoria que problematize o currículo é orientar a ação educativa em um dimensionamento amplo e integrado. E isso compreende muito mais do que listar conteúdos, cargas horárias e matrizes curriculares. Envolve saber, numa perspectiva política, qual conhecimento deve ser ensinado, quais as finalidades desse conhecimento, para quem ele se destina e a quem ele interessa. (IFRN,2012, p.37).

(Fonte: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva. Documento-base. Natal: IFRN,2012).

A definição apresentada no fragmento, retrata uma concepção curricular específica, componente de uma das teorias do currículo. De acordo com a literatura especializada sobre o tema, as teorias do currículo apresentam distinções em suas abordagens e podem ser identificadas como: