Questões de Concurso
Filtrar
553 Questões de concurso encontradas
Página 90 de 111
Questões por página:
O paradigma dos “rizomas” reconhece a interdependência entre todos os fatores da realidade e é regido por seis princípios básicos: a conexão, a heterogeneidade, o rizoma, a ruptura significante, a cartografia e a decalcomania. Pode-se dizer que, em tempos de pós-modernidade, em início do terceiro milênio, sob a força de grandes acontecimentos, mudanças, rupturas e desagregações, o currículo em rede de saberes insere-se nesse paradigma emergente. Assim, para pensar a educação num novo paradigma, na pós-modernidade, há que se levar em conta o sujeito humano, a sociedade, a história, a cultura e a linguagem.
DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. Currículo em Rede de Saberes Contextuais Relacionais: Organização Metodológica. Cadernos Unitri. V.5. (2007) - Uberlândia: UNITRI,2007.
Em um currículo em rede, a construção do conhecimento se dá a partir de quê?
O paradigma dos “rizomas” reconhece a interdependência entre todos os fatores da realidade e é regido por seis princípios básicos: a conexão, a heterogeneidade, o rizoma, a ruptura significante, a cartografia e a decalcomania. Pode-se dizer que, em tempos de pós-modernidade, em início do terceiro milênio, sob a força de grandes acontecimentos, mudanças, rupturas e desagregações, o currículo em rede de saberes insere-se nesse paradigma emergente. Assim, para pensar a educação num novo paradigma, na pós-modernidade, há que se levar em conta o sujeito humano, a sociedade, a história, a cultura e a linguagem.
DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. Currículo em Rede de Saberes Contextuais Relacionais: Organização Metodológica. Cadernos Unitri. V.5. (2007) - Uberlândia: UNITRI,2007.
Quais os elementos característicos quanto à forma de elaboração de um currículo em rede?
Sobre o processo avaliativo que consta da Proposta Curricular dos Conteúdos Básicos Comuns (CBC) para Língua Portuguesa, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A avaliação deve ser multimodal, multidimensional. Isso quer dizer que ela deve ser feita por meio de diferentes instrumentos e linguagens.
( ) A autoavaliação é uma oportunidade para o aluno se apropriar conscientemente dos conhecimentos que adquire e dos processos desenvolvidos para adquiri-los.
( ) A resposta do aluno a uma questão pode não ser a que prevíamos, mas pode desvelar outras possibilidades de interpretação também ricas, que mereçam nossa consideração.
( ) As perguntas devem apresentar o desejo de induzir o aluno a chegar à resposta inicialmente pensada pelo professor.
( ) A diversidade de instrumentos e situações possibilita avaliar as diferentes competências e conteúdos curriculares em jogo, contrastar os dados obtidos e observar a transferência das aprendizagens para contextos distintos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Segundo a proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), as situações de ensino devem levar o aluno a rever o conceito de gramática. Sobre o ensino da gramática, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A gramática deve ser vista como ferramenta de investigação dos processos cognitivos que permitem, ao ser humano, fazer uso da linguagem.
( ) Os grandes problemas escolares estão no domínio da gramática.
( ) A tarefa do professor ao ensinar gramática deve ser evitar expor o aluno a formas linguísticas que ele não conhece.
( ) É preciso que se proponham diversas possibilidades de construção de frases em que os fatos da língua, a partir das experiências dos alunos, sejam discutidos.
( ) Há a necessidade de levar o aluno a ter contato com outras gramáticas, além daquela da língua padrão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.