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“O líder cubano Fidel Castro chamou nesta quarta-feira de ‘cínico’ o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, por ter aceitado o Prêmio Nobel da Paz”. (EFE - European Pressphoto Agency,2009).
Além de Fidel Castro, várias outras pessoas reagiram com surpresa à escolha do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para o Prêmio Nobel da Paz, em 2009. O que explica essa reação negativa é:
Observe atentamente a imagem abaixo e responda à questão que segue sobre a globalização nas relações entre China e EUA.


Em 2010 a China proibiu e censurou o funcionamento de um conhecido site de buscas da internet, causando um desconforto na relação bilateral entre o país e os EUA. Este episódio pontual é parte de um cenário muito maior do mundo globalizado, no qual existe a tensão caracterizada pela disputa entre
Em 22 de julho de 2003, o Diário da Justiça publicou uma decisão judicial ordenando a quebra de sigilo das informações militares sobre a Guerrilha do Araguaia. Em 27 de agosto de 2003, a Advocacia-Geral da União apelou da sentença que determinou de abertura dos arquivos militares, embora reconhecesse o direito dos autores de tentar localizar os restos mortais de seus familiares desaparecidos. Toda esta querela judicial deve ser compreendida historicamente, porque incide sobre um episódio controverso, a Guerrilha do Araguaia, que ocorreu

É de grande importância possibilitar que os alunos percebam a historicidade de questões atuais e de grande repercussão na mídia. O estudante tem acesso aos meios de comunicação e, muitas vezes, apreende apenas as informações veiculadas sem análise crítica. Ao se ensinar, por exemplo, o que é reforma agrária e Movimento dos Sem-Terra (MST), o estudante poderá aprender a analisar criticamente contextualizando as tensões e reivindicações sociais no Brasil. Sobre o ensino das reivindicações sociais: lutas pela ampliação da cidadania no Brasil sob a óptica das orientações do Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Os alunos, provavelmente, já ouviram falar em MST e em reforma agrária. É importante – para problematizar questões sociais e criar situações para a formação de opiniões e o exercício de uma cidadania participativa – possibilitar o levantamento de conhecimentos prévios. O professor deve se assegurar de que os alunos saibam, por exemplo, que a palavra agrária refere-se a assuntos relativos à terra, pois sem essa compreensão eles não conseguirão entender o significado desses movimentos.

II. No nosso país, a reforma agrária é uma política recente, comparada ao processo de formação do latifúndio e da luta pela terra. A luta pela reforma agrária ganhou força com o advento das organizações políticas camponesas, principalmente, desde a década de 1950, com o crescimento das Ligas Camponesas. Todavia, a luta pela terra é uma política que nasceu com o latifúndio.

III. A Constituição Federal estabelece que imóveis rurais classificados como produtivos não serão desapropriados. São classificadas como produtivas propriedades cuja utilização com agricultura, pecuária ou extrativismo florestal seja igual ou superior a 80% da superfície agrícola útil. A esse critério se adiciona a exigência de que o imóvel deve obter produtividade igual ou superior à média da região. Também são imunes à desapropriação propriedades cuja área seja igual ou inferior a 15 vezes o módulo fiscal fixado para cada município (medida que varia entre 2 e 90 hectares nas diversas regiões do país).

Estão corretas as afirmativas:

Entre as características dos fluxos migratórios mundiais, desde o início do século XXI, está