Questões de Concurso
Filtrar
85 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 17
Questões por página:
Texto disponível em https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-portemas/educacao-em-direitos-humanos/plano-nacional-de-educacao-emdireitos-humanos. Acessado em 28/01/2024.
A estrutura do documento acima descrito estabelece concepções, princípios, objetivos, diretrizes e linhas de ação, contemplando cinco grandes eixos de atuação: Educação Básica, Educação Superior, Educação Não-Formal, Educação dos Profissionais dos Sistemas de Justiça e Segurança Pública e Educação e Mídia. Sobre o eixo Educação Básica, analise os itens abaixo:
I. A universalização da educação básica, com indicadores precisos de qualidade e de equidade, é condição essencial para a disseminação do conhecimento socialmente produzido e acumulado, e para a democratização da sociedade.
II. O processo formativo na educação básica pressupõe o reconhecimento da pluralidade e da alteridade, condições básicas da liberdade para o exercício da crítica, da criatividade, do debate de ideias e para o reconhecimento, respeito, promoção e valorização da diversidade.
III. A escola deve contribuir para a educação básica em direitos econômicos e financeiros, sendo importante garantir igualdade de oportunidades, exercício da participação e da autonomia dos indivíduos de toda a sociedade econômica.
IV. Na extensão universitária, a inclusão dos direitos humanos no Plano Nacional de Extensão Universitária, enfatizou o compromisso das universidades públicas com a educação básica, principalmente na pré-escola.
Mediante a análise dos itens acima, assinale a alternativa correta.
As opções abaixo apresentam os princípios da EDH segundo as DCN, à exceção de uma. Assinale-a.
Conforme o PNEDH é correto afirmar que
Leia o texto a seguir.
“O trabalho infantil é frequentemente associado a crianças e adolescentes que se encontram fora da escola. Uma grande parte das crianças mais novas em trabalho infantil são excluídas da escola, apesar de estarem dentro da faixa etária de educação obrigatória. Mais de um quarto das crianças de 5 a 11 anos e mais de um terço das crianças e dos(as) adolescentes entre 12 e 14 anos que estão em trabalho infantil encontram-se fora da escola. Isso restringe severamente suas perspectivas para um trabalho decente na juventude e na idade adulta, bem como seu potencial de vida em geral. Crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil têm mais dificuldades para equilibrar as demandas da escola do trabalho ao mesmo tempo, comprometendo sua educação e seu direito a lazer”.
Organização Internacional do Trabalho - OIT. Trabalho Infantil. Disponível em:
<https://www.ilo.org/brasilia/temas/trabalho-infantil/lang--pt/index.htm>. Acesso
em: 06 mar.2024.
O trabalho infantil, de acordo com a OIT, no texto acima,
I. A educação inclusiva envolve não apenas as categorias relacionadas às deficiências, altas habilidades e suas condutas típicas, mas também às diferentes etnias, culturas e grupos marginalizados pela sociedade.
II. A escola inclusiva requer a revisão e a ampliação das práticas educativas que superem o trabalho pedagógico tradicional, visando atender somente as dificuldades de aprendizagem originadas devidos a condições, limitações ou disfunções específicas.
III. A educação inclusiva beneficia a todos os estudantes que necessitam de um atendimento diferenciado, seja por causa de uma característica permanente, como a deficiência visual, ou por uma característica de caráter transitório como uma fratura ou distúrbio emocional ou psicológico.
Quais estão corretas?