Filtrar


Questões por página:
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL,2013), as propostas pedagógicas de Educação Infantil devem garantir que as crianças tenham a “oportunidade para manusear gravadores, projetores, computador e outros recursos tecnológicos e midiáticos”, sendo protagonistas nesse processo.
De acordo com o fragmento acima, assinale a afirmativa correta.
Assinale a opção que apresenta a forma de ensino exigida para toda a Educação Básica (à exceção do Ensino Médio), que pode – em situações emergenciais – ser suspensa, conforme prevê o Art.32, §4º, da LDB (Lei nº 9.394/1996).

Analise a charge a seguir.



Imagem associada para resolução da questão



Tendo em vista as concepções que sustentam as Proposições Curriculares para a Educação Infantil de Belo Horizonte, a crítica da charge está relacionada

Sobre os princípios que devem ser seguidos pelas propostas pedagógicas de Educação Infantil, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, assinale a afirmativa correta.

Os saberes e os fazeres cotidianos, que são vistos nas práticas pedagógicas, envolvem diversos elementos que se interligam e interdependem. Muitos desses elementos não são claramente percebidos pelos sujeitos do cotidiano educativo: crianças, famílias, funcionários, professores e educadores, gestores, setores sociais. Entretanto, eles são fatores que interferem e até mesmo definem as diretrizes e a infraestrutura do trabalho.


SILVA MELO, Ana Cláudia F. (org.). Proposições Curriculares para a Educação Infantil. Fundamentos. Belo Horizonte: SMED,2014.


Analise as práticas da Educação Infantil que atendem às necessidades formativas das crianças na sociedade contemporânea, apresentadas a seguir.

I. O brincar como forma de apropriação, de criação e recriação das culturas.

II. A dissociação entre o cuidar e o educar no desenvolvimento de vivências cotidianas.

III. O incentivo à solidariedade, à cooperação e à vivência de valores humanos como a justiça, equidade e outros.


Está correto o que se afirma em