Filtrar


Questões por página:

“Segundo Libâneo (2013), ‘para desenvolver o pensamento independente e criativo não é suficiente o conhecimento do tema, mas é necessário o ensino de habilidades e capacidades, isto é, os métodos de adquirir e aplicar os conhecimentos’. Também os PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio) propõem que o sentido de aprendizagem na área propicie um aprendizado útil à vida e ao trabalho, no qual as informações, o conhecimento, as competências, as habilidades e os valores desenvolvidos sejam instrumentos reais de percepção, satisfação, interpretação, julgamento, atuação, desenvolvimento pessoal ou de aprendizado permanente, evitando tópicos cujos sentidos só possam ser compreendidos em outra etapa de escolaridade.”

(PCNEM,2000.)


A análise do trecho anterior nos ajuda a inferir que a prática educativa do professor de Biologia deverá exercer uma didática e uma metodologia que:

Frequentemente, os professores são questionados sobre quais conteúdos devem ser priorizados dentro do ensino de biologia, quais os objetivos de aprendizagem a serem perseguidos e como atingi-los. É necessário compreender a existência de conhecimentos entre uma base comum e outra diversificada, ambas integradas à realidade do aluno, de forma que ele possa intervir sobre ela, com autonomia e competência.
Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta com relação aos preceitos propostos pelos PCNEM para o ensino de biologia.

No que diz respeito às competências propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de biologia, considere os seguintes itens:

I. analisar a distribuição desigual pela população dos efeitos positivos decorrentes da aplicação dos conhecimentos biológicos e tecnológicos na medicina, na agricultura e na indústria de alimentos;

II. reconhecer as formas pelas quais a biologia está presente na cultura atual, quer seja influenciando a visão de mundo quer seja participando de manifestações culturais, literárias, artísticas, dentre outras.

III. confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

Faz parte das competências propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de biologia o que consta em

No que se refere a competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de biologia, julgue o item subsequente.


Um estudante de ensino médio deve ser capaz de descrever características dos seres vivos observados a olho nu, dada a dificuldade em manter microscópios nos laboratórios das escolas, o que impede a abordagem das características microscópicas dos seres vivos.

No que se refere a competências e habilidades propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de biologia, julgue o item subsequente.


Um estudante de biologia do ensino médio deve ser capaz de empregar os sistemas de classificação zoológica atualmente aceitos para classificar os animais.