Filtrar


Questões por página:
Alice,54 anos, com Transtorno Bipolar tipo I, grave, em uso de carbonato de lítio 1200 mg/dia, após difícil estabilização da terapia de manutenção. Sem internações psiquiátricas há cerca de 23 anos. Inicia tratamento para hipertensão arterial sistêmica com o uso de hidroclorotiazida 25 mg/dia. Três dias após, inicia quadro de náusea persistente, letargia, ataxia, tremor, hiperreflexia de reflexos tendinosos profundos e fala arrastada. Sem outros sinais ou sintomas. O diagnóstico mais provável e a conduta mais adequada é:
No Transtorno Disruptivo da Desregulação do Humor, ocorrem explosões de raiva recorrentes e graves manifestadas pela linguagem e/ou pelo comportamento que são consideravelmente desproporcionais em intensidade ou em duração à situação ou provocação. Para o correto diagnóstico desse transtorno, segundo o DSM-5, as explosões de raiva devem ocorrer, em média,
As doenças psiquiátricas são de grande interesse para a área forense. Sobre psiquiatria geral, assinale o que for verdadeiro:
Um homem de 28 anos diagnosticado com distúrbio bipolar obteve melhora depois de 1 ano de tratamento contínuo. Suspendeu a medicação por acreditar que estava curado e após 3 meses entrou em fase de mania. O tratamento medicamentoso nessa fase inclui as classes de drogas abaixo, EXCETO:
mostrar texto associado
A respeito dessa paciente, ao ser investigado o quadro prévio dos respectivos sintomas depressivos, descritos em prontuário, encontra-se um sintoma sugestivo de bipolaridade no curso do quadro depressivo. Assinale a alternativa que indica esse sintoma.