Filtrar


Questões por página:
O tratamento farmacológico do transtorno afetivo bipolar (TAB) deve levar em consideração o uso de fármacos específicos para cada fase do transtorno.

Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
Indivíduos com transtorno afetivo bipolar (TAB) do tipo II dificilmente procuram atendimento psiquiátrico durante episódios hipomaníacos; mas, em geral o fazem na vigência de um episódio depressivo. Dessa forma, o diagnóstico diferencial entre transtorno depressivo maior e TAB do tipo II é, por vezes, desafiador. Sobre esse assunto, avalie as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas.

I. Indivíduos com hipomania com características mistas podem não reconhecer os episódios hipomaníacos com facilidade
PORQUE
II. os episódios hipomaníacos podem ser vivenciados como humor rebaixado associado à irritabilidade e diminuição de energia.

Assinale a alternativa correta.
Questão Anulada
Os transtornos do humor, sobretudo a depressão, estão entre as mais prevalentes e incapacitantes condições médicas. Existem várias estratégias terapêuticas, dentre elas, a eletroconvulsoterapia contínua, sendo uma parte importante do tratamento. As indicações de eletroconvulsoterapia (ECT) são, EXCETO:
As alterações do humor se apresentam de inúmeras formas, com variações de gênero, idade, cultura e contexto médico. As intervenções somáticas para transtornos do humor apresentam diferentes atividades, indicações, efeitos adversos e dosagens. Em relação aos antidepressivos, é INCORRETO afirmar que
O carbonato de lítio mostrou-se eficaz para o tratamento agudo e profilático tanto de episódios de mania quanto de depressão em pacientes com transtorno bipolar. Porém, apresenta efeitos colaterais importantes que devem ser avaliados antes do tratamento. Um dos efeitos colaterais importantes que pode ocorrer após algum tempo de uso de lítio e, ainda, ser clinicamente significativo é: