Filtrar


Questões por página:
Sobre HIV/AIDS, leia os itens abaixo e classifique-os com V para verdadeiro ou F para falso:
( ) Como em outras infecções virais agudas, a infecção pelo HIV é acompanhada por um conjunto de manifestações clínicas, denominado Síndrome Retroviral Aguda (SRA). Os principais achados clínicos de SRA incluem febre, cefaleia, astenia, adenopatia, faringite, exantema e mialgia.
( ) O aparecimento de IO e neoplasias é definidor da AIDS. Entre as infecções oportunistas, destacamse: pneumocistose, neurotoxoplasmose, tuberculose pulmonar atípica ou disseminada, meningite criptocócica e retinite por citomegalovírus.
( ) As neoplasias mais comuns são sarcoma de Kaposi (SK), linfoma não Hodgkin e câncer de colo uterino, em mulheres jovens. Nessas situações, a contagem de LT-CD4+ situa-se acima de 200 céls/mm³, na maioria das vezes.
De acordo com a classificação dos itens acima, a alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:
Leia o enunciado e responda CORRETAMENTE ao que se refere o enunciado:

A infecção aguda é seguida por um período de latência que pode permanecer assintomático ou progredir para doença crônica. Imunossupressão pode reativar a infecção latente, com alta parasitemia e uma 2ª fase aguda, lesões de pele, ou abscessos cerebrais.
Analise os itens que tratam sobre Profilaxia da Raiva Humana e os classifique com V para verdadeiro ou F para falso:

( )Quando há mamífero silvestre (ex.: morcego, raposa, macaco, sagui) envolvido no acidente, recomenda-se lavar o ferimento com água e sabão e realizar profilaxia com soro (SAR OU GHAR) e vacina* (ID OU IM - dias 0,3,7 e 14).
( )Os soros SAR, ou a IGHAR, devem ser administrados no dia 0. Caso não estejam disponíveis, aplicar o mais rápido possível até o 7° dia após a aplicação da 1° dose de vacina.
( )Em casos de contato indireto com morcegos (tocar ou dar de comer para animais lambedura em pele íntegra), recomenda-se lavar com água e sabão e não indicar profilaxia.

De acordo com a classificação dos itens acima, assinale a alternativa que corresponde à sequência CORRETA:
O Tétano acidental é uma infecção causada por bactéria (clostridium tetani) encontrada na natureza e não é contagiosa. Sobre profilaxia antitetânica avalie os itens a seguir:

I- A imunoglobulina humana antitetânica (IGHAT) é constituída por imonoglobulinas da classe IgM que neutralizam a toxina produzida pelo Clostridium tetani, sendo obtida do plasma de doadores selecionados (pessoas submetidas à imunização ativa contra o tétano) com alto títulos no soro de anticorpos específicos (antitoxina).
II- O Soro Antitetânico visa neutralizar a toxina da bactéria. É preconizado para a prevenção e o tratamento do tétano e sua indicação depende do tipo e das condições do ferimento.
III- A IGHAT está indicada para: indivíduos que apresentaram algum tipo de hipersensibilidade quando da utilização de qualquer soro heterólogo (antitetânico, antirrábico, antidiftérico, antiofídico entre outros), indivíduos imunodeprimidos, recém-nascidos em risco para tétano e recém-nascidos prematuros com lesões potencialmente tetanogênicas.

De acordo com a avaliação dos itens acima, é CORRETO afirmar que:
Diarreia aguda é uma síndrome de má absorção de água e eletrólitos provocada por um agente infeccioso (vírus, bactéria ou protozoário) e que se localiza a qualquer nível do trato intestinal. É consenso universal que este processo infeccioso, independente do agente causal, deve apresentar, na grande maioria dos casos, uma evolução autolimitada. (Por: Dr. Ulysses Fagundes Neto. In: FARHAT, Calil Kairalla. Infecções e Parasitoses. HARBBRA Ltda. Cap.13.p.143.)
Sobre "Diarreia aguda", julgue as proposições com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após seu julgamento, marque a alternativa CORRETA:
( ) A Yersinia enterocolítica é, ao mesmo tempo, toxigênica e invasora. A enterotoxina é do tipo ST, e sua produção só se faz in vitro entre 22 e 28º. Portanto, é possível que a toxina não participe da patogenia da infecção, mas possa ser produzidas em alimentos e determinar a intoxicação alimentar. ( ) A Shigella é um agente causal de diarreia aguda bem conhecido e cuja incidência se encontra distribuída em todo o mundo, acusando taxas de frequência mais elevadas nos países onde as condições de higiene são mais deficientes.
( ) Rotavírus não é admitido como causa de epidemias de diarreia aguda em hospitais, especialmente em berçários. ( ) A manutenção e/ou recuperação do estado nutricional deve ser uma preocupação constante da síndrome diarreica aguda. Vale frisar que nenhuma solução hidratante consegue suprir por tempo prolongado as necessidades nutricionais do paciente.