Filtrar


Questões por página:
O pesticida organoclorado diclorodifeniltricloroetano (DDT) tem seu uso proibido no Brasil desde 2009. Contudo, devido ao mercado ilegal de pesticidas, são comuns as apreensões desses produtos pelas autoridades.

Sobre este composto, assinale a opção correta.
Visualizar Questão Comentada

O fluxo de energia nos ecossistemas é um processo fundamental que determina a estrutura e o funcionamento das comunidades biológicas. Com base nos princípios ecológicos, julgue os itens a seguir:



I. A energia que entra em um ecossistema, geralmente na forma de radiação solar, é transformada em energia química pelos consumidores primários.


II. O fluxo de energia nos ecossistemas é unidirecional, com perdas em cada nível trófico, principalmente na forma de calor.


III. A eficiência ecológica entre os níveis tróficos tende a ser baixa, geralmente inferior a 10%, o que limita o número de níveis tróficos em uma cadeia alimentar.


IV. Diferentemente da matéria, a energia pode ser reciclada nos ecossistemas, retornando aos produtores após passar pelos consumidores.



Assinale a alternativa correta:

A compreensão da estrutura dos ecossistemas é essencial para o engenheiro ambiental, pois permite avaliar os impactos das atividades humanas sobre os componentes bióticos e abióticos e propor medidas de conservação e recuperação ambiental. Sobre a estrutura de um ecossistema, assinale a alternativa correta:

Analise a teia alimentar a seguir:



Imagem associada para resolução da questão


Assinale a afirmativa correta.

mostrar texto associado
Em um determinado ecossistema, a luz absorvida pelos autótrofos na cadeia alimentar é igual a 410.000 kcal/m2/ano. Sabe-se que 390.000 kcal/m2/ano são gastos na fotossíntese, sobrando uma Produção Primária Bruta (PPB). Parte da PPB é usada na respiração e, portanto, gasta pelo próprio autótrofo na sua manutenção. A matéria orgânica não utilizada na respiração é incorporada aos tecidos dos autótrofos, estando disponível para os níveis tróficos seguintes que correspondem à Produtividade Primária Líquida (PPL) que é de 8.000 kcal/m2/ano. A energia perdida pelos produtores primários (autótrofos) nesse ecossistema com a respiração corresponde a: