Filtrar


Questões por página:
O decreto 5626/2005, em seu Capítulo III, no Art.13, diz que o ensino da modalidade escrita da Língua Portuguesa, como segunda língua para pessoas surdas, deve ser incluído como disciplina curricular nos cursos de formação de professores para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental, de nível médio e superior, bem como:
Os atributos de um educador/tutor em uma instituição escolar bilingue destinada a estudantes surdos, conforme delineado por Davie, diz que o professor/ instrutor surdo deve:
Ao longo de algumas décadas, estudiosos têm conduzido investigações acerca do processo de aprendizado de língua de sinais por crianças com surdez. Uma das etapas desse processo de aquisição é a:
Conforme estudos desenvolvidos por pesquisadores no Brasil, pode-se afirmar que o desenvolvimento linguístico-cognitivo do surdo:
Perlin, “mulher, surda não nativa [...] militante pela causa surda” como se define no texto escrito em 2005 (Perlin, G. T. T., Identidades Surdas in: A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Org. Carlos Skliar - Porto Alegre: Mediação,2005,3ª ed.), analisa a sua própria existência bem como a de outros personagens para explicar as diferentes maneiras de ser Surdo, as identidades surdas. Para ela “a identidade cultural é formada através do pertencimento a uma cultura” e “O encontro surdo-surdo é essencial para a construção da identidade surda”. Desta maneira Strobel (Strobel, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Ed da UFSC,2008) concorda que: “a formação de identidades surdas é construída a partir de comportamentos transmitidos coletivamente pelo “povo surdo”, que ocorre espontaneamente quando os sujeitos surdos se encontram com os outros membros surdos nas comunidades surdas.”. Na mesma obra, Strobel relata 8 tipos de artefatos culturais do povo surdo, sendo o artefato cultural: experiência visual aquele “em que os sujeitos surdos percebem o mundo de maneira diferente, a qual provoca as reflexões de suas subjetividades [...] Quando fazemos referência à identidade cultural, referimo-nos ao sentimento de pertencimento a uma cultura, isto é na interação do sujeito surdo com a sua comunidade”. Considerando este último trecho de Strobel, qual das identidades surdas proposta por Perlin está em consonância com o trecho sublinhado?