Filtrar


Questões por página:
Carla, professora de Atendimento Educacional Especializado, estava trabalhando sobre a classe gramatical da Libras referente a gênero, devido à dificuldade de alguns alunos surdos no contexto de sinalização. Carla escreveu a seguinte sentença, no quadro branco:
Imagem associada para resolução da questão

Os alunos surdos indagaram se era ele ou ela.
Assinale a opção que apresenta a resposta que a professora deve dar aos alunos.
A comunicação por meio da língua de sinais é uma prática antiga na história e já na Grécia antiga havia relato de pessoas que se comunicavam por sinais, mas muitos eram marginalizados e vítimas de preconceitos.
Relacione as personalidades a seguir, que implementaram um trabalho educativo com a língua de sinais, ao longo do tempo, com suas breves descrições.
1. Pedro Ponce de León 2. Charles Michel de l’Épée 3. Ernest Huet
( ) Professor surdo com experiência de mestrado e cursos em Paris, misturou a língua de sinais francesa com os sistemas já usados pelos surdos de várias regiões do Brasil, a LIBRAS. ( ) Monge beneditino que utilizava o método da datilologia, escrita e oralização, mas não pode publicar nada, pois na época era segredo a educação de surdos. ( ) Treinou inúmeros professores para surdos publicando sobre o ensino dos surdos e mudos por meio de sinais metódicos, colocando as regras sintáticas e o alfabeto manual.
A relação correta, na ordem apresentada, é:
Carlos, professor bilíngue de uma escola de ensino fundamental, propôs à gestão escolar uma parceria com um profissional fonoaudiólogo com conhecimento de Libras de unidade de saúde próxima da escola, para complementar o Atendimento Educacional Especializado dos alunos surdos, pois na organização do projeto pedagógico da escola de ensino regular deve ser prevista a institucionalização da oferta de AEE.
No caso descrito, a escola deve oferecer, para atender o pleito do professor bilíngue:
A legislação vigente impacta diretamente a atuação do intérprete educacional, uma figura importante para que os alunos surdos, usuários da LIBRAS, tenham acesso não apenas aos conteúdos escolares, como também a oportunidades de interação social no espaço escolar.
Em relação ao tema, avalie se os perfis do profissional que poderá exercer a função de tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa, caso a demanda não seja suficiente para o atendimento em todos os setores públicos incluem os seguintes:
I. Profissional ouvinte, de nível médio, com competência e fluência em LIBRAS para realizar a interpretação das duas línguas, de maneira simultânea e consecutiva, e com aprovação em exame de proficiência, promovido pelo Ministério da Educação, para atuação no ensino fundamental. II. Profissional surdo, com competência para realizar a interpretação de línguas de sinais de outros países para LIBRAS, para atuação em cursos e eventos. III. Profissional ouvinte, de nível superior, com competência e fluência em LIBRAS para realizar interpretação das duas línguas, de maneira simultânea e consecutiva, e com aprovação em exame de proficiência, promovido pelo Ministério da Educação, para atuação em instituições de ensino médio e educação superior.
Está correto o que se apresenta em

Vitória tem Síndrome de Down e teve dificuldade de aprender a se comunicar da maneira convencional, com a voz. Mesmo sem ser surda, há dois anos ela passou a usar a língua de sinais e, a partir daí, teve um salto no desenvolvimento social e de aprendizagem.

(G1- Mato Grosso do Sul- Morena. Alunos aprendem “Parabéns” em libras para comemorar aniversário de menina com Síndrome de Donw, veja vídeo. Por TV Morena em 10/10/2023.)


A Libras-Língua Brasileira de Sinais- é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela Lei nº 10.436 de 2002.

Assinale a opção que define a Libras, segundo a referida Lei.