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O professor, além de mediador do conhecimento, desempenha um papel de grande relevância na formação social do sujeito; sendo assim, ao pensar no aluno surdo, é importante assumir a responsabilidade de aprender a sua primeira língua (libras), dessa forma, será possível incluí-lo, reconhecer sua identidade, diminuir barreiras de comunicação e garantir um ambiente mais inclusivo e acessível, aponta o professor Danilo Dias, coordenador pedagógico da Educação Infantil na secretaria de educação de Abaré (BA), professor universitário e autor do projeto – Libras na Escola Inclusiva. (Os desafios das escolas bilíngues de libras-português- Por Vir- Inovações em Educação por Ruam Oliveira em 12/12/2023)
Os sistemas de ensino desenvolverão programas integrados de ensino e pesquisa para oferta de educação bilíngue para alunos surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas.
Os sistemas de ensino deverão colaborar na educação bilíngue e intercultural desse público com o seguinte objetivo:
Para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na educação básica, modalidade educação especial, os alunos matriculados em classe comum de ensino regular público poderão ter matrícula concomitante no AEE.
Avalie se a matrícula pode ser contemplada nos seguintes casos:
I. Matrícula em classe comum e em centro de Atendimento Educacional Especializado de instituição de Educação Especial pública. II. Matrícula em classe comum e em centro de Atendimento Educacional Especializado de instituições de Educação Especial comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos. III. Matrícula em classe comum e em sala de recursos multifuncionais somente na mesma escola.
Está correto o que se afirma em
Joana, professora de educação básica do ensino fundamental e tradutora / intérprete de Libras-Língua Portuguesa, apresentou currículo para vaga de tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa em uma escola particular, no ano de 2020. Porém, a administração escolar não aprovou a contratação, pelo fato de Joana não ter o curso superior de Tradução e Interpretação com habilitação em Libras-Língua Portuguesa. A professora contestou, utilizando, como um de seus argumentos, o Decreto nº 5.626/2005, destacando o Art.18.
Assinale a opção que apresenta o meio de formação do tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa que a professora utilizou para argumentar em sua contestação.
Dos 47,3 milhões de alunos da educação básica,61.594 possuem alguma deficiência relacionada à surdez. O Dia Nacional dos Surdos celebrado nesta terça-feira,26 de setembro, lança luz sobre a diversidade e o acesso à educação no Brasil. (Ministério da Educação- Inep: Censo Escolar- Confira o panorama dos surdos na educação brasileira. Publicado em 26/09/2023 pela Assessoria de Comunicação Social do Inep.)
Observe o quadro a seguir, publicado pelo Inep do censo escolar de 2022.
Imagem associada para resolução da questão

Avalie se as afirmativas a seguir, de acordo com o atendimento educacional especializado e o acesso das pessoas surdas à educação que devem ser garantidas pelas instituições federais de ensino.
I. Desenvolver e adotar mecanismos alternativos para avaliação de conhecimentos expressos em Libras, devidamente registrados em vídeo ou em outros meios eletrônicos e tecnológicos. II. Disponibilizar equipamentos, acesso às novas tecnologias de informação e comunicação, bem como recursos didáticos para apoiar a educação de alunos surdos ou com deficiência auditiva. III. Apoiar, na comunidade escolar, o uso e a difusão de Libras entre professores, alunos, funcionários, direção da escola e familiares, inclusive pelo meio da oferta de cursos.
Está correto o que se afirma em
As comunidades surdas foram se constituindo no decorrer do tempo por meio da existência das línguas de sinais que promoviam um meio de comunicação entre surdos, seus familiares e amigos ouvintes. A interpretação de língua de sinais se tornou uma profissão dentro dessas comunidades em uma relação dialógica e interativa.
O início da atuação dos intérpretes de Libras no Brasil ocorreu