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Lopes (2007) relata que, para a consolidação dos Estudos Surdos no Brasil, muitos foram e ainda são os pesquisadores surdos e ouvintes que se agregaram e se agregam em busca de produção acadêmica, formação profissional, inserção na escola de surdos e na comunidade surda. Entre os grupos de estudos sobre surdos e surdez brasileiros abaixo relacionados, marque com V (VERDADEIRO) aqueles que são listados pela autora e F (FALSO), os que não constam em sua obra:
( ) Grupo de Estudos Surdos (GES), formado na Universidade Federal de Mato Grosso.
( ) Grupo de Estudos sobre Linguagem e Surdez (GELES), na Universidade federal do Rio de Janeiro.
( ) Grupo de Pesquisa em Políticas de Educação de Surdos (NUPPES), na Universidade federal do Rio Grande do Sul.
( ) Grupo de Estudos Surdos (GES), na Universidade Federal da Bahia.
( ) Grupo de Estudos Surdos (GES), na Universidade Federal de Santa Catarina.
( ) Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES), formado por pesquisadores de cinco universidades localizadas no Estado do rio Grande do Sul.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Na obra A Surdez: um olhar sobre as diferenças, organizada por Carlos Skliar (1998) menciona a discussão sobre o consenso das potencialidades educacionais dos surdos: I - a potencialidade da aquisição e do desenvolvimento da língua de sinais como primeira língua; II - a potencialidade de identificação das crianças com seus pares e com os adultos surdos; III - a potencialidade do desenvolvimento de estruturas, formas e funções cognitivas visuais; IV - a potencialidade de uma vida comunitária e de desenvolvimento de processos culturais específicos; e, por último, V - a potencialidade de participação dos surdos no debate linguístico, educacional, escolar e de cidadania. Relacione as afirmativas a seguir com cada uma das potencialidades mencionadas acima:
( ) A reconstrução histórica dos surdos sobre a sua educação e sua escolarização é, sem margem para dúvidas, um ponto de partida para a reconstrução política significativa e para que participem, com consciência, das lutas dos movimentos sociais surdos pelo direito à língua de sinais, pelo direito a uma educação que abandone os seus mecanismos perversos da exclusão e por um exercício pleno da cidadania.
( ) A surdez é uma experiência visual, significa que todos os mecanismos de processamento da informação, e todas as formas de compreender o universo em seu entorno, se constroem como experiência visual.
( ) As crianças surdas têm o direito de se desenvolverem numa comunidade de pares, e de construírem estratégias de identificação no marco de um processo sócio-histórico não fragmentado, nem cercado.
( ) As crianças surdas têm o direito à sua entrada na comunidade surda e nos processos culturais, como processos e produtos que determinam grupos de surdos que geram artefatos culturais em relação ao teatro, ao brinquedo, à poesia visual, à literatura em língua de sinais em geral, à tecnologia, etc., sem nenhum condicionamento.
( ) Todas as crianças surdas podem adquirir a língua de sinais, desde que participem das interações quotidianas com a comunidade surda, como acontece com qualquer outra criança na aquisição de uma língua natural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de associação:
O autor Skliar (1998) menciona a discussão sobre o fracasso educacional dos surdos e aponta os exemplos: falta de compreensão e de produção dos significados da língua oral, o analfabetismo massivo, a mínima proporção de surdos que têm acesso a estudos de ensino superior, a falta de qualificação profissional para o trabalho etc. Esses exemplos foram e são motivos para três tipos de justificativas impróprias sobre o fracasso na educação dos surdos. Leia as afirmativas abaixo e marque-as com V (VERDADEIRO) ou F (FALSO):
( ) O sucesso da educação dos surdos está na localização do avanço dos métodos de ensino oralista – o que reforça a necessidade de purificá-los, de sistematizá-los ainda mais, de tornálos mais rigorosos e impiedosos com relação aos surdos.
( ) Uma causa do insucesso escolar dos surdos está na atribuição do fracasso a esses sujeitos, reforçando-se uma visão da surdez a partir dos dons biológicos naturais dos surdos.
( ) Outra causa do insucesso dos alunos surdos está na culpabilização dos professores ouvintes por esse fracasso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de associação: