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Paulo Freire (2017) formulou as teorias sobre as noções de educação bancária e de educação dialógica, opondo-se e esclarecendo os problemas que via na primeira e o potencial que percebia na segunda. Assim, a educação dialógica se constitui na perspectiva de um educador que se educa ao educar e de um educando que educa ao ser educado, sendo ambos sujeitos do processo educativo, e não mais um objeto do outro. Marque a alternativa que apresenta a forma como Paulo Freire percebia essa educação.
No debate sobre Pedagogia e autonomia, existe a argumentação de que o ato de ensinar exige diálogo e observação da realidade. Dentre as alternativas abaixo, qual alternativa traduz essa perspectiva crítica de maneira correta?
A Filosofia da Educação enquanto campo do conhecimento que reconhece o pensamento e a existência humana em suas especificidades defende a aprendizagem experiencial e a escola como possível “laboratório de democracia”. Assim, uma das alternativas remonta a ideia de experiência e participação. Assinale a alternativa correta:
Existem diferentes concepções filosóficas sobre os fins da educação. Algumas defendem que a educação deve promover o desenvolvimento da virtude humana, outras focam na aprendizagem através da experiência prática e há ainda aquelas que a consideram como um meio de transformar a sociedade. Com base nessas concepções, é correto afirmar que:
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No campo das tendências pedagógicas, o confronto entre concepções tradicionais e progressistas de educação revela profundas implicações epistemológicas, políticas e metodológicas. Libâneo (2012), ao discutir tais tendências, destaca que “as opções pedagógicas não são neutras, pois estão ligadas a concepções de homem, de sociedade e de educação que, muitas vezes, expressam projetos ideológicos em disputa”. Assim, compreender as tendências pedagógicas exige o reconhecimento dos fundamentos filosóficos e das finalidades formativas que orientam cada uma delas. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta uma caracterização adequada da tendência pedagógica libertadora, em sua dimensão político-pedagógica.
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