Questões de Concurso
Filtrar
147 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 30
Questões por página:
( ) Predominância do intelectualismo e da instrução sobre a educação pela ação.
( ) Formação da criança de acordo com modelos preestabelecidos, visando orientá-las para ações futuras.
( ) A escola não pode ser uma preparação para a vida, mas a própria vida, por isso vida-experiência-aprendizagem não se separam.
( ) Esforço e disciplina são produtos do interesse, portanto é importante para o educador a descoberta dos reais interesses da criança.
( ) A função da escola é possibilitar a reconstrução continuada que a criança faz da experiência.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
De acordo com as autoras, as propostas educativas utilizadas devem ser
John Dewey (1859-1952) figura como um dos mais proeminentes pensadores da educação de sua época, provocando substanciais influências sobre o movimento escolanovista brasileiro. Com base em suas ideias pedagógicas, analise as afirmativas abaixo.
I. Pensou a escola como sendo um ambiente propiciador de experiências de vida e de trabalho.
II. Propõe que reflexão e ação devem sempre estar unidas no ambiente de ensino.
III. Defende a substituição do conceito de distribuição de tempo na atividade escolar, pondo fim ao entendimento da escola com horários rígidos e duração padronizada das aulas.
Está correto o que se afirma em:
Hoje, tomamos consciência de que o sentido das nossas vidas não está separado do sentido do próprio planeta. Diante da degradação das nossas vidas no planeta, chegamos a uma verdadeira encruzilhada entre um caminho tecnozóico, que coloca toda a fé na capacidade da tecnologia de nos tirar da crise sem mudar nosso estilo poluidor e consumista de vida, e um caminho ecozóico, fundado numa nova relação saudável com o planeta, reconhecendo que somos parte do mundo natural, vivendo em harmonia com o universo, caracterizado pelas atuais preocupações ecológicas. Fazemos escolhas! Nem sempre temos clareza delas. A educação carrega de intencionalidade nossos atos. Precisamos ter consciência das implicações de nossas escolhas.
GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição para
a década do desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria
Instituto Paulo Freire,2009, p.62.
Com base na reflexão proposta pelo trecho supracitado, assinale a afirmativa correta.
É que, se os homens são estes seres da busca e se sua vocação ontológica é humanizar-se, podem, cedo ou tarde, perceber a contradição em que a “educação bancária” pretende mantê-los e engajar-se na luta por sua libertação.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro, Paz e Terra,2005, p.71.
Acerca da noção freireana de educação bancária, assinale a afirmativa correta.