Filtrar


Questões por página:
A respeito das concepções de John Dewey sobre educação, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Predominância do intelectualismo e da instrução sobre a educação pela ação.
( ) Formação da criança de acordo com modelos preestabelecidos, visando orientá-las para ações futuras.
( ) A escola não pode ser uma preparação para a vida, mas a própria vida, por isso vida-experiência-aprendizagem não se separam.
( ) Esforço e disciplina são produtos do interesse, portanto é importante para o educador a descoberta dos reais interesses da criança.
( ) A função da escola é possibilitar a reconstrução continuada que a criança faz da experiência.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Zafani et al. (2017) citam que a prática educativa busca, em seus preceitos políticos e filosóficos, proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver a autoestima e a percepção de competência a fim de favorecer aquisições acadêmicas e o engajamento nas propostas de aprendizagem. A escolarização, no ensino comum, de alunos com deficiência ocorre cada vez com maior frequência na idade pré-escolar.

De acordo com as autoras, as propostas educativas utilizadas devem ser

John Dewey (1859-1952) figura como um dos mais proeminentes pensadores da educação de sua época, provocando substanciais influências sobre o movimento escolanovista brasileiro. Com base em suas ideias pedagógicas, analise as afirmativas abaixo.



I. Pensou a escola como sendo um ambiente propiciador de experiências de vida e de trabalho.


II. Propõe que reflexão e ação devem sempre estar unidas no ambiente de ensino.


III. Defende a substituição do conceito de distribuição de tempo na atividade escolar, pondo fim ao entendimento da escola com horários rígidos e duração padronizada das aulas.



Está correto o que se afirma em:

Hoje, tomamos consciência de que o sentido das nossas vidas não está separado do sentido do próprio planeta. Diante da degradação das nossas vidas no planeta, chegamos a uma verdadeira encruzilhada entre um caminho tecnozóico, que coloca toda a fé na capacidade da tecnologia de nos tirar da crise sem mudar nosso estilo poluidor e consumista de vida, e um caminho ecozóico, fundado numa nova relação saudável com o planeta, reconhecendo que somos parte do mundo natural, vivendo em harmonia com o universo, caracterizado pelas atuais preocupações ecológicas. Fazemos escolhas! Nem sempre temos clareza delas. A educação carrega de intencionalidade nossos atos. Precisamos ter consciência das implicações de nossas escolhas.


GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição para

a década do desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria

Instituto Paulo Freire,2009, p.62.



Com base na reflexão proposta pelo trecho supracitado, assinale a afirmativa correta.

É que, se os homens são estes seres da busca e se sua vocação ontológica é humanizar-se, podem, cedo ou tarde, perceber a contradição em que a “educação bancária” pretende mantê-los e engajar-se na luta por sua libertação.


FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro, Paz e Terra,2005, p.71.


Acerca da noção freireana de educação bancária, assinale a afirmativa correta.