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Em artigo que discute as transformações pelas quais a escola vem passando desde o fim da Segunda Guerra Mundial, Canário (2008, p.79) afirma: “O problema da escola pode ser sintetizado em três facetas: a escola, na configuração histórica que conhecemos (baseada num saber cumulativo e revelado), é obsoleta, padece de um défice de sentido para os que nela trabalham (professores e alunos) e é marcada, ainda, por um défice de legitimidade social, na medida em que faz o contrário do que diz (reproduz e acentua desigualdades, fabrica exclusão relativa). Não é possível adivinhar nem prever o futuro da escola, mas é possível problematizá-lo. É nesta perspectiva que pode ser fecundo e pertinente imaginar uma “outra” escola, a partir de uma crítica ao que existe”. Para tentar recuperar a legitimidade da escola e, sobretudo, da sua função social, o autor propõe alguns caminhos.
No que se refere ao que aponta o autor, assinale a afirmação incorreta.
Leia com atenção o trecho a seguir.
“Com efeito, entendida a pedagogia como ‘teoria da educação’, evidencia-se que se trata de uma teoria da prática: a teoria da prática educativa. Não podemos perder de vista, porém, que se toda pedagogia é teoria da educação, nem toda teoria da educação é pedagogia. Na verdade, o conceito de pedagogia se reporta a uma teoria que se estrutura a partir e em função da prática educativa. A pedagogia, como teoria da educação, busca equacionar, de alguma maneira, o problema da relação educador-educando, de modo geral, ou, no caso específico da escola, a relação professor-aluno, orientando o processo de ensino e aprendizagem. Assim, não se constituem como pedagogia aquelas teorias que analisam a educação pelo aspecto de sua relação com a sociedade não tendo como objetivo formular diretrizes que orientem a atividade educativa, como é o caso das teorias que chamei de ‘crítico-reprodutivistas’”.
(SAVIANI,2006)
Em relação ao que sustenta Saviani no trecho destacado, assinale a afirmativa incorreta.

A questão que está no cerne da compreensão do mundo é a linguagem, com suas funções e dimensões em seu uso expressivo, considerando sua importância enquanto processo central na interpretação do mundo.

Partindo do pressuposto de que na educação deve existir o intercâmbio de interpretações sobre o mundo, o conceito filosófico que melhor se articula com a intersubjetividade do indivíduo e sua linguagem é o
Um filósofo, ao analisar a reprodução das condições de produção que implica a reprodução de forças produtivas e das relações de produção existentes, distingue no Estado vários aparelhos. Em um desses aparelhos a ideologia tem uma existência material, isto é, existe sempre radicada em práticas materiais reguladas por rituais materiais definidos por instituições materiais. Estamos falando do aparelho ideológico de Estado. Este pensador se chama:
Pensadores da educação afirmam que o educador deve acreditar na sua capacidade de influenciar positivamente o educando evitando a onda crescente do derrotismo e do desânimo. Portanto, ao considerar essa visão, comunga-se da ideia que o desenvolvimento da personalidade e dos princípios ocorre no meio social. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Todo comportamento tem significado social.
II. Toda pessoa precisa de motivação como a planta precisa de água.
III. Toda pessoa tem poder criador, sendo mais que um simples receptor de estímulos.
IV. O educador deve acreditar na sua capacidade de influenciar positivamente o educando, para isso deve priorizar a religião, orando com os alunos em sala de aula, pedindo força ao transcendente para vencer as dificuldades da vida.