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Segundo António Nóvoa (1995), a ação docente deve estar comprometida com a transformação social. Nesse sentido, qual das alternativas abaixo melhor representa essa concepção?
A educação escolar brasileira fundamenta-se em princípios filosóficos que orientam suas finalidades, metodologias e políticas educacionais. Esses princípios se desdobram a partir de diferentes concepções filosóficas e pedagógicas, influenciando as práticas educacionais e a estrutura do sistema de ensino. Desse modo, podemos considerar que
As tendências pedagógicas e as abordagens de ensino refletem os princípios filosóficos da educação brasileira sobre o papel da escola, do professor e do aluno no processo de aprendizagem. Nesse sentido, identifique a correta caracterização da abordagem crítico-social dos conteúdos no contexto educacional brasileiro.
Os fundamentos filosóficos da educação escolar brasileira contemporânea são atravessados por concepções que articulam a formação humana ao compromisso ético, político e social da escola pública. Tais princípios demandam a superação de práticas educativas pautadas pela reprodução de desigualdades e pelo tecnicismo instrucional. Em consonância com os marcos legais constitucionais e infraconstitucionais, destaca-se o papel da educação na promoção da cidadania ativa, da autonomia crítica e da construção de uma ordem democrática plural. Tendo por base o exposto, marque o item que informa, corretamente, uma decorrência filosófica coerente com os fundamentos da educação escolar brasileira.
A Constituição Federal de 1988, ao afirmar a educação como direito de todos e dever do Estado e da família, estabelece fundamentos que superam a lógica tecnocrática da instrução e reconhecem o papel humanizador da prática educativa. As concepções filosóficas que orientam a educação escolar brasileira contemporânea não são neutras: expressam visões de mundo e projetos societários, refletindo tanto tradições iluministas quanto críticas sociais e históricas. A pedagogia, nesse contexto, torna-se uma mediação entre o ideal de formação e as condições concretas da realidade social, exigindo coerência entre fins educativos e valores republicanos. Desse modo, podemos considerar que