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Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), o ensino de filosofia deve capacitar o aluno a


construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a visão de mundo e o horizonte de expectativas nas relações interpessoais com variados grupos sociais.

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), o ensino de filosofia deve capacitar o aluno a


contextualizar os conhecimentos filosóficos quanto ao plano pessoal-biográfico.

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), o ensino de filosofia deve capacitar o aluno a


contextualizar os conhecimentos filosóficos na sociedade científico-tecnológica.

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), o ensino de filosofia deve capacitar o aluno a


ler textos literários de modo filosófico.

"Ninguém educa ninguém, tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. " (Freire,1979, p.79) Paulo Freire defendia que o poder emana da classe dominante, a quem, por questões ideológicas, interessa uma educação que vise à submissão, à mistificação da verdade, assim como à opressão das classes dominadas. Essa concepção de Educação é denominada por Paulo Freire de