Questões de Concurso
Filtrar
147 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 30
Questões por página:
Questões por página:
Ora, se a educação está intimamente vinculada à filosofia de cada época, que lhe define o caráter, rasgando sempre novas perspectivas ao pensamento pedagógico, a educação nova não pode deixar de ser uma reação categórica, intencional e sistemática contra a velha estrutura do serviço educacional, artificial e verbalista, montada para uma concepção vencida. Desprendendo-se dos interesses de classes, a que ela tem servido, a educação perde o "sentido aristológico", para usar a expressão de Ernesto Nelson, deixa de constituir um privilégio determinado pela condição econômica e social do indivíduo, para assumir um "caráter biológico", com que ela se organiza para a coletividade em geral, reconhecendo a todo o indivíduo o direito a ser educado até onde o permitam as suas aptidões naturais, independente de razões de ordem econômica e social.
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova,1932.
Assinale a opção que apresenta uma das características da proposta educacional do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova,1932.
Assinale a opção que apresenta uma das características da proposta educacional do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
Concurso:
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Disciplina:
Pedagogia
Analise as informações a seguir:
I. A Pedagogia Liberal enfatiza o preparo do indivíduo para o desempenho de papeis sociais, de acordo com as aptidões individuais.
II. A Pedagogia Progressista enfrentas as complexidades de institucionalizar-se numa sociedade capitalista, por isso se constitui num instrumento de luta dos professores ao lado de outras práticas sociais.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A Pedagogia Liberal enfatiza o preparo do indivíduo para o desempenho de papeis sociais, de acordo com as aptidões individuais.
II. A Pedagogia Progressista enfrentas as complexidades de institucionalizar-se numa sociedade capitalista, por isso se constitui num instrumento de luta dos professores ao lado de outras práticas sociais.
Marque a alternativa CORRETA:
Concurso:
Prefeitura de Panambi - RS
Disciplina:
Pedagogia
Ao longo dos últimos séculos, o embate metodológico opõe duas correntes: de um lado, a do alemão Samuel Heinicke, considerado fundador do __________, filosofia educacional que tinha como pressuposto que o pensamento era dependente da mediação da fala; de outro, a do abade francês Charles Michel L’Epée, o _____________, afirmando que o poder da linguagem sinalizada para a comunicação e a elaboração mental é o mesmo com a língua dos sinais.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Concurso:
Prefeitura de Matinhas - PB
Disciplina:
Pedagogia
“As teorias que o homem constrói para sistematizar seu conhecimento, para explicar e prever eventos, são constituídas de conceitos e princípios. Dentre as filosofias subjacentes das teorias de aprendizagem, vê o que se aprende, a auto-realização da pessoa, seu crescimento pessoal. O aprendiz é visto como um todo - sentimentos, pensamentos e ações – não só o intelecto. Neste enfoque, a aprendizagem não se limita a um aumento de conhecimentos. Ela é penetrante, visceral, e influi nas escolhas e atitudes do indivíduo. ” (Moreira,1999, p.16). Consoante à citação apresentada, é CORRETO considerar que uma das teorias filosóficas da aprendizagem é a:
Concurso:
Prefeitura de Agrolândia - SC
Disciplina:
Pedagogia
A Filosofia da Educação questiona os princípios e objetivos do ensino e aprendizado. Qual dos filósofos abaixo é conhecido por defender a ideia de que a educação deve ser centrada na experiência e no desenvolvimento das habilidades práticas dos alunos?