Filtrar


Questões por página:
Sobre as diferenças entre recreação, jogo, lazer e brincadeira, assinale a alternativa INCORRETA.
Os jogos e as brincadeiras são reconhecidos como o meio de fornecer à criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecedor, que facilita a aprendizagem desenvolvendo várias habilidades. Sobre a prática de jogos e brincadeiras no processo de aprendizagem analise as afirmativas a seguir:
I - As brincadeiras e os jogos fazem com que a criança estabeleça vínculos sociais, ajustando-se ao grupo viabilizando a aceitação da participação de outras crianças com os mesmos direitos.
II - As brincadeiras e os jogos fazem a criança aprender a ganhar, mas também a perder.
III - As brincadeiras e os jogos permitem uma experiência lúdica a criança, cultivando a fantasia, vivenciando a amizade e a solidariedade, traços imprescindíveis para se desenvolver uma cultura solidária.
IV - Para Piaget (1976), as brincadeiras e os jogos são atividades lúdicas que são o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança.
V - As brincadeiras e os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas os meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.
Estão CORRETAS as afirmativas.
Leia o trecho e responda:
Ao brincar a criança aprende a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, favorecendo o desenvolvimento da autoconfiança, curiosidade, autonomia, linguagem e pensamento. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação
Com base no trecho, é CORRETO destacar que a brincadeira é essencial para:
As brincadeiras e os jogos infantis contribuem não somente para o entretenimento das crianças, mas também como uma atividade que possibilita a aprendizagem de várias habilidades para seu desenvolvimento. Quanto à importância dos jogos para o processo de ensino e aprendizagem, leia os itens a seguir e classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) As brincadeiras contribuem para o desenvolvimento cognitivo, físico, social como, também, para a linguagem da criança, bem mais que os jogos.
( ) Brincar desenvolve as habilidades da criança de forma natural, pois brincando aprende-se a socializar-se com outras crianças, desenvolve a motricidade, a mente, a criatividade sem cobrança, ou sem medo.
( ) O jogo possibilita a diversão, na qual a criança de maneira espontânea, por si, o escolhe, mas sempre com o auxílio e a mediação do professor.
( ) O jogo possibilita à criança situações de aprendizagem e construção de novos conhecimentos, conhecimentos esses, que darão à criança a possibilidade de inteirar-se com diferentes materiais e brinquedos existentes.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
“Toda criança tem necessidade e o direito de brincar, isto é, uma característica da infância garantida em Lei.” Com relação à importância do brincar na educação infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.