Questões de Concurso
Filtrar
645 Questões de concurso encontradas
Página 106 de 129
Questões por página:
Maria precisou transferir seu filho surdo, matriculado no 5º ano do ensino fundamental, para uma outra escola mais próxima a sua residência, porém a escola apresentava dificuldades de contratação de profissionais especializados.
Dentre as dificuldades que o sistema educacional apresenta para o atendimento educacional especializado aos educandos surdos, é pertinente afirmar que as instituições federais de ensino devem garantir esse atendimento
O gráfico a seguir mostra o percentual de professores que fizeram algum curso na área de Educação Especial da Unidade Escolar.
O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir o ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras em cursos de formação de
Assinale a afirmativa que identifica corretamente indicadores utilizados para esse diagnóstico no âmbito da educação especial.
Observe o gráfico com a porcentagem da população brasileira, por tipo e grau de dificuldade e deficiência.

Com base no gráfico, a respeito das políticas de inclusão e educação especial, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O censo subsidia os programas do governo que promovem a inclusão da pessoa com deficiência, apresentando a incidência dos principais impedimentos de caráter físico, sensorial, mental/intelectual. ( ) As políticas de educação inclusiva devem considerar os indicadores de ocorrência e grau de severidade das deficiências para alocar investimentos adequados às demandas prioritárias ( ) A deficiência visual é, entre as elencadas no gráfico, a que apresenta o espectro mais amplo de possibilidades, desde a incidência majoritária de cegueira total até algum grau de baixa visão.
As afirmativas são, de cima para baixo,
Adaptado de HOEKSTRA, N. “O equilíbrio entre apoio, autonomia e afastamento na educação inclusiva” in https://diversa.org.br/
Com base no depoimento sobre desafios da inclusão da pessoa com deficiência, analise as propostas a seguir.
I. Para incluir os educandos com deficiência, a escola poderia indicar um assistente de educação especial que interagisse com todos os alunos, de modo que as experiências de diversidade fossem compartilhadas. II. Para promover uma educação inclusiva, os docentes poderiam incentivar os colegas dos alunos com deficiência a se tornar mediadores nas atividades de apoio e, assim, promover uma maior interação. III. Para acolher de forma inclusiva o aluno com deficiência, o professor poderia avaliar com ele estratégias eficientes de apoio que facilitassem a aprendizagem em seu cotidiano escolar.
Está correto o que se afirma em