Filtrar


Questões por página:
A Educação Especial desenvolve-se em torno da igualdade de oportunidades em todos os indivíduos, independentemente das suas diferenças. Estes deverão ter acesso a uma educação com qualidade, capaz de responder a todas as necessidades. O uso da tecnologia pode despertar em crianças especiais um interesse e a motivação pela descoberta do conhecimento. O uso da tecnologia no campo do ensino-aprendizagem permite:

I. Alargar horizontes, levando o mundo para dentro da sala de aula.

II. Aprender fazendo.

III. Melhorar capacidades intelectuais tais como a criatividade e a eficácia.

IV. Permitir que um professor ensine simultaneamente em mais de um local.

V. Permitir vários ritmos de aprendizagem numa mesma turma.

VI. Estabelecer a ponte entre a comunidade e a sala de aula.

Das afirmativas apresentadas:
Assinale a afirmação que se encontra aderente ao texto a seguir. O direito à educação é um direito de toda criança, adolescente ou adulto seja ele qual dificuldade tiver. E a Constituição afirma isso, que todos somos iguais perante a Lei, sem distinção de qualquer natureza. E a Educação Inclusiva parte dessa intenção, que cada um possa procurar a plenitude do seu existir, para participar ativamente na construção de sua vida pessoal, tendo uma existência feliz e de qualidade. Na perspectiva da Educação Inclusiva, seu público alvo é descrito por:

Com base na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil,2008), pode-se afirmar que é objetivo da Educação Especial:

O público-alvo da Educação Especial é formado por:


I.Estudantes com deficiência, que são aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.

II.Estudantes com transtornos globais do desenvolvimento, que são todos aqueles que têm algum tipo de transtorno neurológico ou psíquico, como as psicoses infantis, o transtorno opositor desafiador e a Síndrome de Asperger.

III.Estudantes com deficiência, que são todos aqueles que têm impedimentos de curto prazo, de natureza física ou sensorial.

IV.Estudantes com altas habilidades/superdotação, que são aqueles que apresentam um potencial elevado e alto envolvimento com áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas, como: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.


É correto o que se afirma em:

Conforme apresentado no Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau (BLUMENAU,2021), referente ao conceito de deficiência, o modelo biomédico que prevalecia desde a década de 1980 é substituído pelo modelo biopsicossocial a partir de 2001, com a aprovação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), apontando que a deficiência é resultado da interação entre um corpo com lesões e as barreiras impostas por ambientes que ______________________________________.

Assinale a opção que preenche corretamente a lacuna no excerto:
Visualizar Questão Comentada