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Numa perspectiva da educação inclusiva, a Lei nº 12.764/2012, Art.1º, § 2º, estabelece, para todos os efeitos legais, que a pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com
No caso da educação especial inclusiva, a orientação é de que ela deve ser iniciada
Sobre o Inclusão Escolar, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O Atendimento Educacional Especializado (AEE) deve ser implementado por professores e profissionais com formação especializada. ( ) É necessário segregar os alunos de inclusão em salas de aula separadas para que possam receber atenção individualizada. ( ) O AEE poderá ser oferecido no contraturno, em salas de recursos multifuncionais na própria escola, em outra escola ou em centros especializados. ( ) O AEE, quando feito dentro da escola, substitui a escolarização.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O Brasil tem um longo histórico legislativo referente à Educação Especial, passando pelos períodos imperial, republicano, ditatorial e pela redemocratização ou nova república. Cada época expõe as ideologias políticas então vigentes e suas diferentes concepções acerca da deficiência, fazendo com que nos deparemos com nomenclaturas já invalidadas, por exemplo.
Com participações valiosas de teóricos e estudiosos, organizações civis vêm contribuindo para um Estado democrático de direito, revitalizando políticas públicas importantes. Nesse cenário, faz-se necessário reconhecer que a participação e a manutenção dessas conquistas são de responsabilidade de cada cidadão e de cada cidadã.

Em relação ao arcabouço legal que ampara essas conquistas da sociedade, associe cada lei a seguir ao seu objetivo:

1. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011
2. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002
3. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007

( ) Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica.

( ) Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado.

( ) Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras.


Assinale a opção que indica a associação correta, na ordem apresentada.
O documento Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (MEC,2013) traz, no capítulo sobre Educação Especial, pontos importantes que norteiam tanto a prática do professor de AEE, quanto a organização das escolas em relação à inclusão.

O referido documento indica que os sistemas e as escolas devem proporcionar condições para que o professor da classe comum possa