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Para avaliar o comportamento adaptativo de um indivíduo com deficiência intelectual são necessários, além da avaliação psicométrica – teste de QI, outros testes aplicados por diversos profissionais, que levam em consideração fatores sociais, culturais e econômicos abrangendo três tipos de habilidades. Relacione a habilidade envolvida nesse processo de avaliação a seu respectivo conceito.

I. Habilidades conceituais II. Habilidades sociais III. Habilidades práticas

( ) habilidade interpessoal, responsabilidade social, autoestima, credulidade, ingenuidade, solução de problemas e a capacidade de seguir regras.
( ) habilidade de linguagem e alfabetização; conceito de dinheiro, tempo e de número; autodireção.
( ) habilidades ocupacionais, atividades de vida diária, cuidados com a saúde, viagem/transporte, horários/rotinas, segurança, uso do dinheiro, uso do telefone.

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo:
A Declaração de Salamanca (1994) por meio de princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais, estabelece estrutura de ação que considera:
I que escolas deveriam acomodar todas as crianças independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguisticas e outras. II que escolas públicas deveriam acomodar com exclusividade todas as crianças deficientes e super-dotadas, crianças de rua e que trabalham, crianças de origem remota ou de polulação nômade, crianças pertencentes a minorias linguísticas, étnicas ou culturais, e crianças de outros grupos desavantajados ou marginalizados.
III que escolas devem buscar formas de educar tais crianças bem-sucedidamente, incluindo aquelas que possuam desvantagens severas.
IV que escolas devem dar um passo crucial no sentido de modificar atitudes discriminatórias, de criar comunidades acolhedoras e de desenvovler uma sociedade inclusiva.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
A diversidade de experiências, habilidades, contextos e capacidades entre estudantes é uma realidade que deve ser celebrada através de práticas educacionais inclusivas. Nesse aspecto, a LDB 9394/96 em seu artigo 60 parágrafo único, estabelece ao poder público adotar como alternativa preferencial, a ampliação do atendimento aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na própria rede pública regular de ensino.
Considerando o que foi apresentado, assinale a opção que garante o atendimento com qualidade na educação especial.
O Decreto nº 5.622/2005 dispõe sobre a modalidade de Educação a Distância. Considerando o exposto, analise as asserções que dialogam com o artigo 2º em relação a oferta de níveis e modalidades educacionais.
I Educação básica, nos termos do art.30 do Decreto 5.622/2005.
II Educação de jovens e adultos, nos termos do art.37 da LDB 9.394/96,
III Educação especial, respeitadas as especificidades legais pertinentes.
IV Educação profissional, abrangendo os cursos e programas de nível técnico e tecnológico.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
No intuito de responder à necessidade de conhecer mais sobre as consequências das doenças, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1976, publicou a International Classification of Impairment, Disabilities and Handicaps (ICIDH). Em maio de 2001, a Assembleia Mundial da Saúde aprovou a Internacional Classification of Functioning Disability and Health. A versão em português foi traduzida pelo Centro Colaborador da OMS no Brasil, sob o título Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF).

Assinale a alternativa que corretamente caracteriza a CIF.