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Questão Anulada
Segundo Masini (2010), a presença de estudantes com deficiência visual (cegueira e a baixa visão) em escolas de ensino regular vem acontecendo desde a década de 50, mas, somente aos poucos os dados têm sido divulgados como está acontecendo o processo de inclusão educacional de alunos com baixa visão. Atualmente, é mister tratar o tema da inclusão em todos os ambientes em que vivemos, seja nas famílias, nas escolas, no mercado de trabalho, nos espaços de lazer, enfim, em todas as situações da vida do ser humano. Assim, entende-se que para melhoria do desempenho visual de estudantes com baixa visão é recomendada a utilização dos recursos de Tecnologia Assistiva.
Fonte: Ferroni, M. C. C., & Gasparetto, M. E. R. F. (2012).

Qualquer recurso que potencialize o funcionamento visual do indivíduo com baixa visão em suas atividades diárias é caracterizado como recurso de Tecnologia Assistiva e pode ser classificado em recursos ópticos, não ópticos, eletrônico e de informática. Sendo assim, escolha a alternativa que considera somente como recursos ópticos:
A baixa visão traduz-se numa redução do rol de informações que o indivíduo recebe do ambiente, restringindo a grande quantidade de dados que este oferece e que são importantes para a construção do conhecimento sobre o mundo exterior. Nesse contexto, a aprendizagem visual depende não apenas do olho, mas também da capacidade do cérebro de realizar as suas funções, de capturar, codificar, selecionar e organizar imagens fotografadas pelos olhos. Assim, essas imagens são associadas com outras mensagens sensoriais e armazenadas na memória para serem lembradas mais tarde. Nesse sentido, quais condições são importantes para que ocorra o desenvolvimento da eficiência visual?
Fonte: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dv.pdf pg.18

I. O amadurecimento ou desenvolvimento dos fatores anatômicos e fisiológicos do olho, vias óticas e córtex cerebral;
II. O uso dessas funções, o exercício de ver;
III. conflitos emocionais, psicológicos e sociais;

Está correta a alternativa:
Assinale a alternativa que indica corretamente a prática composta por professores de educação comum e educação especial, que juntos buscam estratégias pedagógicas de ensino para grupos heterogêneos, tanto questões acadêmicas de conteúdo, quanto comportamentais. Compartilham a responsabilidade de planejar, ensinar, instruir e avaliar.

De acordo com as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, são atribuições dos professores de AEE:


1. elaborar e executar o plano de Atendimento Educacional Especializado.


2. orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos.


3. estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum.


4. ensinar o uso de tecnologias assistivas.


5. acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

É objetivo da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva:


1. assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino.


2. garantir a formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão.


3. garantir o atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum.


4. garantir a acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação.


5. garantir que a educação especial seja organizada de forma paralela à educação comum de modo a atender de forma mais adequada os estudantes.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.