Filtrar


Questões por página:

Analise as afirmativas abaixo sobre a reabilitação auditiva e o uso do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI).


1. Na reabilitação auditiva o primeiro recurso utilizado é a fisioterapia auricular.


2. A família é responsável pela colocação e manutenção do AASI de cada criança.


3. O professor deverá verificar o funcionamento do AASI todos os dias.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre as línguas de sinais e sua aquisição por crianças surdas.


( ) As línguas de sinais não possuem a mesma complexidade e expressividade que as línguas orais.


( ) O balbucio é um fenômeno que ocorre tanto em bebês surdos quanto em bebês ouvintes, manifestado por meio de sons ou sinais.


( ) A aquisição da LIBRAS, desde a mais tenra idade, não tem impacto significativo no desenvolvimento da cognição e da interação social das crianças surdas.


( ) O processo de aquisição da LIBRAS é semelhante ao processo de aquisição de línguas orais-auditivas, seguindo a maturação da criança do mais simples para o mais complexo.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a educação bilíngue para alunos com surdez.


( ) A educação bilíngue para crianças com surdez deve sempre ocorrer em escolas especiais para surdos, pois o ambiente regular não oferece condições adequadas.


( ) O ensino da língua de sinais deve ser realizado em momentos distintos do ensino da língua portuguesa para evitar o bimodalismo.


( ) Crianças com surdez severa ou profunda geralmente se desenvolvem melhor quando a língua instrucional é a língua de sinais.


( ) O aprendizado concomitante de duas línguas interfere negativamente no desenvolvimento cognitivo das crianças com surdez.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), é correto afirmar:
A deficiência não deve ser vista como algo puramente médico (modelo médico) e nem como algo puramente social (modelo social), sendo necessário uma abordagem mais equilibrada que considere adequadamente os diferentes aspectos da deficiência. A partir dessa ideia, a deficiência é compreendida como uma interação dinâmica entre problemas de saúde e fatores contextuais, tanto pessoais quanto ambientais, num modelo biológico-psíquico-social ou, simplesmente, biopsicossocial. Assinale a alternativa que está em consonância com o preâmbulo da Convenção Internacional acerca dos Direitos das Pessoas com Deficiência.