Filtrar


Questões por página:

De acordo com as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, são atribuições dos professores de AEE:


1. elaborar e executar o plano de Atendimento Educacional Especializado.


2. orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos.


3. estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum.


4. ensinar o uso de tecnologias assistivas.


5. acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

É objetivo da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva:


1. assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino.


2. garantir a formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão.


3. garantir o atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum.


4. garantir a acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação.


5. garantir que a educação especial seja organizada de forma paralela à educação comum de modo a atender de forma mais adequada os estudantes.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

O atendimento educacional especializado nas escolas é um importante componente para o desenvolvimento de crianças com necessidades educacionais especiais. Suas atribuições são:
A educação especial, como modalidade da educação escolar, prevê atendimento educacional especializado às pessoas com necessidades especiais na rede regular de ensino. Sobre isso, assinalar a alternativa CORRETA.
Considerando o Atendimento Educacional Especializado (AEE), no que tange ao público-alvo, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Estudantes com deficiência. (2) Estudantes com transtornos globais do desenvolvimento. (3) Estudantes com altas habilidades/superdotação.
( ) Aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotora, artes e criatividade. ( ) Aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição estudantes com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação. ( ) Aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.