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Na Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, em seu
Art.2º - Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
§1º A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará:
I. Os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo. II. Os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais. III. A limitação no desempenho de atividades. IV. A restrição de participação.

Assinale a correta:
Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. O conceito apresentado corresponde a:

Sobre as tecnologias assistivas, é correto afirmar que cada necessidade é única e cada caso deve ser estudado com muita atenção. A experimentação deve ser realizada para que a ajuda técnica seja efetiva.

Para tal, é necessário realizar algumas etapas.


( ) Gerar ideias


( ) Entender a situação


( ) Acompanhar o uso


( ) Avaliar o uso


( ) Construir o objetivo


( ) Escolher alternativa


( ) Representar a ideia.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta do fluxograma para o desenvolvimento de ajudas técnicas.

Analise as afirmativas abaixo sobre a reabilitação auditiva e o uso do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI).


1. Na reabilitação auditiva o primeiro recurso utilizado é a fisioterapia auricular.


2. A família é responsável pela colocação e manutenção do AASI de cada criança.


3. O professor deverá verificar o funcionamento do AASI todos os dias.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre as línguas de sinais e sua aquisição por crianças surdas.


( ) As línguas de sinais não possuem a mesma complexidade e expressividade que as línguas orais.


( ) O balbucio é um fenômeno que ocorre tanto em bebês surdos quanto em bebês ouvintes, manifestado por meio de sons ou sinais.


( ) A aquisição da LIBRAS, desde a mais tenra idade, não tem impacto significativo no desenvolvimento da cognição e da interação social das crianças surdas.


( ) O processo de aquisição da LIBRAS é semelhante ao processo de aquisição de línguas orais-auditivas, seguindo a maturação da criança do mais simples para o mais complexo.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.