Filtrar


Questões por página:
Analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta.
Consideram-se educandos com necessidades educacionais especiais os que, durante o processo educacional, apresentarem:

I - dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares, compreendidas em dois grupos.

II – altas habilidades/superdotação, grande facilidade de aprendizagem que os leve a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.

III- facilidades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos, demandando a utilização de linguagens e códigos aplicáveis;
No que se refere à Resolução CNE/CEB 04/2009, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – O AEE tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno.
II – Alunos com deficiência são aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.
III – Alunos com altas habilidades/superdotação são aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas.
Sobre o decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

I- As instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação, desde a educação infantil até ao ensino médio.
II- Para garantir o atendimento educacional especializado, as instituições federais de ensino devem promover cursos de formação de professores para o ensino e uso da Libras.
III- O professor da educação básica, bilíngue, aprovado em exame de proficiência em tradução e interpretação de Libras - Língua Portuguesa, pode exercer a função de tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, cuja função é equivalente da função de professor docente.
Com base nas Diretrizes para Educação Especial na Rede Municipal de Ensino da Serra – ES, até o ano de 2008, a Rede Pública Municipal de Ensino da Serra direcionava seus atendimentos na área de Educação Especial não somente aos estudantes com deficiências, mas também aos estudantes com:
Ao estudante público-alvo da Educação Especial da Rede Pública Municipal de Ensino da Serra é: