Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A educação inclusiva assume um espaço central no debate acerca do papel da escola na superação da lógica da exclusão na sociedade contemporânea, pois reconhece que as dificuldades enfrentadas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de confrontar as práticas discriminatórias e criar alternativas para superá-las.
mostrar texto associado
A presença da criança autista dispensa qualquer reconfiguração do espaço escolar, pois esse ambiente padronizado propicia a recriação das práticas educacionais tradicionalmente estabelecidas, que sempre valorizaram o protagonismo de todos os alunos em detrimento do saber dos educadores.
mostrar texto associado
As crianças com deficiência intelectual precisam desenvolver preferencialmente atividades que trabalhem com a memorização e a decodificação das letras e seus respectivos sons.
mostrar texto associado
A criança autista muitas vezes tem a sua subjetivação renegada. Cientes disso, os profissionais da instituição de ensino podem criar um ambiente que dê a esse aluno a chance de se colocar como autor da sua própria história e a possibilidade de participar da construção do seu caminho pedagógico.
mostrar texto associado
Permitir ao aluno autista constituir a sua subjetividade por meio da escolha dos seus objetivos de aprendizagem vai na contramão das diretrizes estipuladas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a qual determina que esses indivíduos tenham o comportamento corrigido com vistas à normalidade e a um comportamento socialmente aceitável e comum.