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Concurso:
Prefeitura de Caieiras - SP
Disciplina:
Pedagogia
Um dos marcos históricos da educação inclusiva é a Declaração de Salamanca. Alguns pontos presentes na referida declaração foram propostos abaixo. Analise cada um deles, marque na sequência a alternativa que não traz nenhum erro conceitual.
Concurso:
Prefeitura de Caieiras - SP
Disciplina:
Pedagogia
Analise as asserções abaixo, marque na sequência a alternativa correspondente.
I - A educação especial, dentro de uma proposta inclusiva, está relacionada a uma concepção e a práticas da escola comum que mudam a lógica do processo de escolarização, a sua organização e o estatuto dos saberes que são objeto do ensino formal. Como modalidade que substitui a escolarização de alunos com deficiência, com transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, a educação especial visa o atendimento aos alunos que não atendam ao perfil idealizado institucionalmente.
II - Assim, a educação especial perpassa todos os níveis, etapas e demais modalidades de ensino, substituindo o ensino, oferecendo aos seus alunos serviços, recursos e estratégias de acessibilidade ao ambiente e aos conhecimentos escolares.
I - A educação especial, dentro de uma proposta inclusiva, está relacionada a uma concepção e a práticas da escola comum que mudam a lógica do processo de escolarização, a sua organização e o estatuto dos saberes que são objeto do ensino formal. Como modalidade que substitui a escolarização de alunos com deficiência, com transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação, a educação especial visa o atendimento aos alunos que não atendam ao perfil idealizado institucionalmente.
II - Assim, a educação especial perpassa todos os níveis, etapas e demais modalidades de ensino, substituindo o ensino, oferecendo aos seus alunos serviços, recursos e estratégias de acessibilidade ao ambiente e aos conhecimentos escolares.
Concurso:
Prefeitura de Caieiras - SP
Disciplina:
Pedagogia
Para compreender os fundamentos da educação especial, é necessário analisar os aspectos que caracterizam a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, como por exemplo:
I - O movimento mundial pela inclusão é uma ação que se baseia apenas em critérios sociopolíticos.
II – O movimento mundial pela inclusão preconiza a importância da educação especial construída em ambientes pensados especificamente para os alunos com necessidades especiais.
III - A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos políticos.
IV – A educação inclusiva baseia-se na indivissibilidade do sentido de igualdade e diferença que caracteriza o ser humano.
É falso o que se afirma em:
I - O movimento mundial pela inclusão é uma ação que se baseia apenas em critérios sociopolíticos.
II – O movimento mundial pela inclusão preconiza a importância da educação especial construída em ambientes pensados especificamente para os alunos com necessidades especiais.
III - A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos políticos.
IV – A educação inclusiva baseia-se na indivissibilidade do sentido de igualdade e diferença que caracteriza o ser humano.
É falso o que se afirma em:
Concurso:
Prefeitura de Concórdia - SC
Disciplina:
Pedagogia
São considerados público-alvo da educação especial os alunos com:
1. deficiência.
2. transtornos globais do desenvolvimento.
3. transtornos específicos de aprendizagem.
4. altas habilidades/superdotação.
5. transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. deficiência.
2. transtornos globais do desenvolvimento.
3. transtornos específicos de aprendizagem.
4. altas habilidades/superdotação.
5. transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Concurso:
Prefeitura de Concórdia - SC
Disciplina:
Pedagogia
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar dos alunos público-alvo da educação especial, orientando os sistemas de ensino para garantir:
1. acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino.
2. transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior.
3. oferta do atendimento educacional especializado.
4. formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino.
2. transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior.
3. oferta do atendimento educacional especializado.
4. formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.