Filtrar


Questões por página:
Considerando-se as contribuições de João Batista Freire ao campo da Educação Física brasileira, em relação à didática e à metodologia da Educação Física nas aulas de Educação Infantil e Anos Iniciais, analisar a sentença abaixo.
Uma Educação Física que considera a criança em sua integralidade, proporciona uma educação de corpo inteiro (1ª parte). A escola deveria trabalhar com a criança no sentido de treiná-la para ser adulta, e não no sentido de a criança construir e reforçar as estruturas corporais e intelectuais das quais dispõe (2ª parte).
A sentença está:
Os jogos desempenham um papel multifacetado em nossa sociedade, indo muito além do entretenimento superficial. Eles são uma forma de expressão cultural, uma ferramenta de aprendizado, um meio de conexão social e até mesmo uma plataforma para o desenvolvimento pessoal e emocional. A respeito dos diferentes tipos de jogos, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.

Os jogos ______________ enfatizam a rivalidade e a busca pela vitória individual, enquanto os jogos ______________ priorizam a colaboração e o trabalho em equipe para alcançar objetivos comuns.
Em relação à Educação Física escolar, analisar as afirmações abaixo e assinalar a alternativa INCORRETA.
A respeito do conceito e da definição de exercício físico, é necessário atenção para diferenciar do conceito e da definição de atividade física. Nesse aspecto, em relação ao exercício físico, assinalar a alternativa CORRETA.
Sobre algumas tendências e práticas pedagógicas que norteiam a Educação Física no Brasil, analisar os itens.

I. A abordagem tecnicista/tradicional é caracterizada pela repetição de exercícios, uniformização dos movimentos e adestramento do corpo, em que o conhecimento é construído, em grande parte, pelas mãos do professor. II. As abordagens críticas desconsideram a divisão do indivíduo em partes motora, afetiva e intelectual. Visam facilitar a interação entre esses fatores utilizando-se do elemento lúdico como centralizador do processo que visa ao desenvolvimento bilateral das habilidades motoras. III. A abordagem psicomotricista visa o crescimento do repertório cultural dos alunos e busca criar condições para uma autonomia, entendendo que o ensinar não é um ato de transferir conhecimento, mas sim de criar meios em que o aluno se aproprie e transforme esse conhecimento.

Está CORRETO o que se afirma: